Notícias

7º seminário Aracaju Acessível vai debater tecnologias assistivas

Evento acontece no dia 20 de março no Ministério Público de Sergipe

Data de Publicação: 06 de Março de 2020

Para discutir os recursos de acessibilidade e suas aplicações no cotidiano, o 7º Seminário Aracaju Acessível: “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social” acontece no dia 20 de março, no auditório do Ministério Público de Sergipe(MPE). O encontro compõe a programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé, e acontecerá de 8h às 12h30. 

 

O evento será um momento de discussão sobre as tecnologias assistivas como instrumento de inclusão social para as pessoas com deficiência, debatendo a legislação e a utilização desses recursos. Irão palestrar o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT 9ª região; a advogada Cláudia Grabois, que atua na área de direitos da pessoa com síndrome de Down; a professora e pesquisadora Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão; e o jornalista Saulo Coelho, coordenador da Galera do Click Aracaju.

 

Lucas Aribé reforça a necessidade de promover momentos de debate sobre o tema. “Teremos verdadeiras autoridades no assunto palestrando, debatendo e contribuindo ainda mais para a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão. As tecnologias assistivas ainda são desconhecidas por muita gente, por isso, iniciativas como essa são importantes no que diz respeito à conscientização da sociedade”, afirma o parlamentar.

 

As inscrições para o evento, que são limitadas e gratuitas, podem ser feitas através do site https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx

 

Semana 

 

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência. 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

7º SEMINÁRIO ARACAJU ACESSÍVEL : 

AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL

7h30

Acolhimento e credenciamento

8h15

Abertura 

Momento cultural

8h30
















 

9h20


















 

9h50

 

10h10

























 

11h





























 

11h40

Conferência magna: Tecnologias assistivas: Empoderamento, inclusão e transformação 

Abordagem sobre a Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), as inovações nela contidas, as tecnologias assistivas a serviço da inclusão social e as possibilidades de ações no sentido de garantir os direitos dos cidadãos, destacando sua militância e luta diária em favor do protagonismo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Conferencista: RICARDO TADEU MARQUES DA FONSECA (PR)

 Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná; Professor de Direito e Processo do Trabalho;  ex-Advogado; e ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho.

Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. 

 

Palestra 1 - Empoderamento e inclusão social: Um encaixe possível

Case Galera do Click em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Ministrante: SAULO COELHO (SE)

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em comunicação e meios digitais pela Universidade Tiradentes – Unit; Mba em gestão estratégica pela Estácio.

Atualmente é analista A do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Aracaju-SE, onde ocupa a função de supervisor de comunicação desde 2012.

Atua como fotógrafo, repórter fotográfico e instrutor de fotografia em cursos corporativos, particulares e voluntários, e atualmente coordena a Galera do Click Aracaju, curso profissionalizante que ensina pessoas com Síndrome de Down a praticar a arte da fotografia.

 

Intervalo

 

Palestra 2 – Tecnologias assistivas: Da teoria à prática 

Conceitos e práticas facilitadoras do cotidiano de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nos âmbitos educacionais, laborais, comunicacionais e de saúde, e como essas práticas podem acontecer com maior intensidade e organização para incluir pessoas e transformar suas vidas, a partir de referenciais positivos de empoderamento e protagonismo. 

 

Ministrante: Profª Drª NELMA DE CÁSSIA SILVA SANDES GALVÃO (BA)

 

Graduada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em fonoaudiologia-linguagem pela Universidade Estadual da Bahia; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. 

 

Atualmente é docente do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Coordena o programa de pós-graduação sctrito sensu em Educação Científica, Inclusão e Diversidade e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo as seguintes temáticas: interdisciplinariedade tecnologia assistiva, acessibilidade, educação inclusiva, formação.

 

Palestra 3 – Construindo cidadania 

Abordagem sobre o direito à acessibilidade, focalizando o atendimento educacional especializado como direito fundamental e não substitutivo da educação, os recursos de acessibilidade e os profissionais de apoio, na perspectiva da efetivação do protagonismo da pessoa com deficiência.

 

Ministrante: Claudia Grabois (rj)

Advogada (advocacia e consultoria), Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Vice- presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional – Seccional/ RJ e integrante do comitê científico; Membro da Associação Internacional de Advogados e Juristas Judeus (IAJLJ); Membro da Sociedade Internacional de Direito de Família; Integrante do GT da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, criado para a regulamentação de dispositivos da lei brasileira da inclusão e Coordenadora do projeto “Novos Caminhos, Novo Paradigma”, nas áreas de direito: educacional, de família e das sucessões – relações familiares (nacional e internacional) e pessoa com deficiência.

Foi presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conade/SDH/PR; Gestora de educação especial na perspectiva da educação inclusiva do Instituto Helena Antipoff no Rio de Janeiro; Presidente da Comissão de Pessoas com Autismo e Familiares da OAB/RJ; Presidente da Federação das Associações de Síndrome de Down e diretora de Inclusão Social da Federação Israelita do estado do Rio de Janeiro. 

 

Perguntas e respostas

12h10

Considerações finais e encerramento