Notícias

Aracaju Acessível estará presente em mais uma edição do SuperAção

Data de Publicação: 14 de Outubro de 2019

O projeto Aracaju Acessível, idealizado pelo vereador Lucas Aribé, vai compor a programação do SuperaAção, iniciativa do Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitada no Mercado de Trabalho, que acontece nesta quarta-feira (16), das 8h às 13 horas, na Praça Fausto Cardoso, no centro da capital sergipana. 

Lucas, que vai ministrar uma oficina de Braille, ressalta a relevância do evento como instrumento de valorização da pessoa com deficiência. “É preciso reforçar o enfrentamento ao estigma de que somos incapazes”, diz o vereador ao lembrar que a Lei de Cotas, de número 8213/91, não tem sido efetivamente cumprida no país. “Empresas com cem ou mais trabalhadores, que deveriam empregar entre 2% e 5% de funcionários com deficiência, muitas vezes, não atendem a 1% do previsto em Lei”, lamentou. 

Os participantes também terão acesso a oficinas de orientação e mobilidade, Libras, confecção de livros sensoriais. Além disso, haverá outros serviços a exemplo da emissão de Carteira de Trabalho, cadastro de currículo, oferta de vagas de emprego, inscrição para os cursos e oficinas de capacitação profissional, informações previdenciárias e apresentações culturais. 

“Acredito, também, que será uma oportunidade de discutir efetivamente as nuances da inclusão no mercado de trabalho que vai além da contratação. As empresas precisam estar prontas para atender as necessidades desses profissionais, compreendendo que não há desvantagens para aquelas que os contratam”, afirma Lucas Aribé.