Dia a Dia

3º Encontro da Rede Leitura Inclusiva

Data de Publicação: 28 de Agosto de 2018

#PraCegoVer - Roda de leitura no Mirante da 13 de Julho

#PraCegoVer - Roda de leitura no Mirante da 13 de Julho

Pelo segundo ano consecutivo, o Mirante da 13 de Julho será o cenário do Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. Em sua terceira edição, o evento integra a programação da 6ª Semana Aracaju Acessível, maior projeto de inclusão social de pessoas com deficiência realizado na capital, que este ano traz o tema-central “Comunicar para Incluir”. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para toda a diversidade humana.

Será um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, a exemplo das contações de histórias e das rodas de leitura inclusivas, oficinas de acessibilidade comunicacional, além de visitas à BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc, à Trilha da Inclusão e ao Jardim Sensorial.
“O encontro pretende, com um olhar abrangente, trabalhar questões diretamente relacionadas à cidadania, à informação, ao envolvimento das esferas representativas no fortalecimento de atitudes inclusivas. Além das questões tecnológicas, que são extremamente importantes, o lado humano também será valorizado neste momento, proporcionando interação, empatia, empoderamento e o fortalecimento de uma rede de pessoas que lutam por um mesmo ideal”, afirma a professora Telma Carvalho, uma das organizadoras do evento.

As rodas de leitura inclusiva contam com tradução para a Libras e materiais transcritos em braile e em letra ampliada. Na contação de histórias, a ilustração tátil por meio do contato com materiais lúdicos aguça o desenvolvimento do imaginário das crianças com deficiência visual. O jardim sensorial é o ambiente de vivências sensitivas de formas e aromas de espécies da flora brasileira. Já as oficinas abordam temas como audiodescrição, braile, orientação e mobilidade, livros acessíveis, poesia ao pé do ouvido, entre outros. Há ainda espaços para doação e troca de livros.

 

Quem é a rede

A Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe está vinculada À Rede Nacional de Leitura Inclusiva mobilizada pela Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, que conta hoje com a participação de todos os estados brasileiros. Instalada no dia 14 de outubro de 2015, reúne diversas organizações e pessoas comprometidas em ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para todas as pessoas.