Notícias Sem Barreiras

Tecnologia e acessibilidade a serviço das minorias usuárias do transporte público

Data de Publicação: 03 de Outubro de 2016

Pessoa com deficiência visual utilizando o ônibus e acessando o Cittamobi pelo tablet

Pessoa com deficiência visual utilizando o ônibus e acessando o Cittamobi pelo tablet

Usuários do transporte público em Aracaju e região metropolitana já podem baixar e acessar o Cittamobi. Testado e aprovado em outros estados brasileiros, o aplicativo foi implantado esta semana pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) na tentativa de qualificar a mobilidade urbana e proporcionar maior interatividade entre as empresas de ônibus e os passageiros. Seguindo a perspectiva de avanço para todos, o Setransp oficializou, também, a implantação do Cittamobi Acessibilidade. Sensível ao toque e com leitor de braille em versão touchscreen, a ferramenta tecnológica emite áudios que permitem aos deficientes visuais com baixa, ou completa falta de visão, obter a concepção exata por qual localidade estão transitando.

Conforme estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Sergipe conta hoje com aproximadamente 110 mil deficientes visuais; destes, mais de 70% residem em cidades que compõem a Grande Aracaju. Evidentemente, com a implantação deste aplicativo, os portadores de deficiência tendem a aflorar a esperança por melhoria na qualidade de vida. O sistema de acessibilidade virtual é comum entre os deficientes visuais que buscam alternativas para melhorar a vida pessoal, profissional e estudantil. Porém, a diferença entre o Cittamobi e os demais aplicativos está no foco da ferramenta: inclusão assistencial a todos os deficientes que necessitam ter acesso versátil e de qualidade ao transporte público.

Em termos de operacionalidade, o aplicativo proporciona uma consulta rápida e fácil referente aos abrigos de ônibus e terminais de integração mais próximos da localização onde o Cittamobi está sendo acessado. Além disso, a ferramenta qualifica a mobilidade urbana ao informar a previsão de chegada do ônibus no ponto, promoção de uma visão geral do sistema, e indica o roteiro de todas as linhas expressas que transitam a cada hora pelo ponto pesquisado. Já no quesito administrativo é possível obter informações a respeito da qualidade das previsões dos veículos; status de qualidade das informações da linha; mapa do itinerário da linha; e a previsão de chegada para os próximos pontos.

Entendendo que a criação deste aplicativo deveria reconhecer em escala ainda maior o dever social de melhorar a vida dos deficientes visuais, os engenheiros eletrônicos se preocuparam em implantar a função de alarme que dispara quando o ônibus estiver chegando ao ponto destinado. As informações são repassadas por meio do sistema GPS instalado no veículo, e que tem como base o Google Street View. Atualmente esta ferramenta está em operação também nas cidades de Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE); São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Diadema, Campinas e Santo André, em São Paulo; Volta Redonda (RJ), Juiz de Fora (MG); Colatina e Linhares no Espirito Santo; Rio Branco (AC), Santa Rita (PB) e Rio Grande (RS).
 
Pesquisa de campo - Intrigado pelo desejo de observar em números a proporcionalidade da aprovação junto ao Cittamobi Acessibilidade, o Jornal do Dia realizou entre os dias 13 e 22 deste mês uma pesquisa a qual avaliou o índice de satisfação do usuário. Mesmo ainda com dúvidas de como esta ferramenta a serviço da mobilidade urbana tende a beneficiar os passageiros, 93,18% dos deficientes visuais questionados disseram acreditar e aprovar a inovação tecnológica. Apenas 2,17% disseram não acreditar na evolução funcional e inclusiva; e 4,65% informaram que não têm opinião formada sobre o assunto. A pesquisa foi realizada nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, onde foram ouvidos 80 deficientes visuais.

Ao obter o resultado dessa análise, Carlos Sampaio, que responde pela gerente comercial e tecnológica do aplicativo, parabenizou o JD pela iniciativa e ressaltou a importância de investimento em novas ferramentas que proporcionem progresso na mobilidade urbana. Quando questionado sobre o Cittamobi Acessibilidade, o especialista não conteve elogios. "Nos preocupamos em criar um sistema a serviço de todos. Aqueles que possuem deficiência não devem ser tratados com indiferença; são passageiros como os demais, apenas merecem um pouco mais de atenção e o aplicativo proporciona isso. Inclusão e respeito acima de qualquer circunstância. Hoje o aracajuano com deficiência visual está mais incluído no processo de democratização do transporte público", avaliou.
Na Grande Aracaju o serviço passou por fase de teste na linha recém-criada para os ônibus articulados que circulam dos conjuntos Marcos Freire I, II e III - situados no município de Nossa Senhora do Socorro, até o bairro Atalaia, na capital. As análises ocorreram entre os meses de janeiro e agosto deste ano. O percurso foi feito por meio das faixas exclusivas; a coordenação e o monitoramento ficaram por conta dos técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Se o sistema apresentado pelos gestores e pelo resultado da pesquisa já demonstra real aprovação, para os usuários o avanço significativo está presente no dia-a-dia. É o que garante Eduardo Mattos, de 38 anos.

Vítima de glaucoma aos 26 anos, ele compõe o grupo dos 93,18% passageiros pesquisados e agradece a implantação do Cittamobi Acessibilidade em Sergipe. "Estávamos cansados de sempre saber de algumas melhorias que chegavam aqui em vários seguimentos apenas para ajudar quem não possuem nenhuma deficiência. Agora ele ajuda não apenas a nós cegos, mas sim a todos os colegas que são surdos ou cadeirantes, por exemplo. Obrigado; agora realmente as políticas públicas adotadas para 'os excluídos' parecem estar chegando. O valor da tarifa começa a valer a pena", declarou. Desde que foi implantado, mais de 60 mil pessoas já baixaram o aplicativo e utilizam em média cinco dias na semana.

Trabalho coletivo - Na visão administrativa e operacional apresentada pelas empresas de ônibus, em parceria com a SMTT, a inclusão deste mecanismo tende a facilitar o livre translado dos passageiros com deficiência visual para todos os abrigos e terminais de integração hoje disponíveis pelo sistema. Satisfeito com o sucesso já alcançado, José Carlos Amâncio, membro da direção executiva do Setransp, destaca a necessidade de toda a sociedade buscar o sindicato a fim de colaborar com aperfeiçoamento da mobilidade urbana. A medida prevê continuidade dos benefícios destinados a todos os usuários do transporte coletivo.

"Aprendemos com o passado, realizamos essa inclusão no presente e já estamos focados no futuro. Precisamos entender que uma série de benefícios no quesito acessibilidade já foi aplicada, mas não podemos e nem iremos parar por aqui. Pensar em mobilidade urbana é compartilhar opiniões, sobretudo com a sociedade, e qualifica-la por meio dos especialistas que atuam nessa missão. O cidadão, para se ter uma ideia, pode conferir até se o ônibus está cheio, limpo e como o motorista está dirigindo", avaliou.

 Operacionalidade - Os pontos positivos destacados pelas empresas de ônibus, Setransp e SMTT não ficam restringidos apenas na teoria - muito menos em qualquer peça publicitária. Na avaliação feita por Roque Hudson Ribeiro Santos, vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Sergipe (Adevise), a inclusão do dispositivo agrada aos associados e, de forma simultânea, já gera o interesse de passageiros que utilizam o transporte público fora da Grande Aracaju. Diante do sucesso exposto na capital sergipana, a direção da Adevise pretende provocar o Governo do Estado para que o Cittamobi também se torne disponível para a população do interior. O foco inicial seria as cidades de: Estância, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

"Criticar é fácil, mas reconhecer o benefício nem todos mostram a cara. Nós da Adevise estamos felizes com essa inclusão proporcionada pelo Setransp e aproveitamos para pedir ao Estado que siga o exemplo e estenda para outras metrópoles. Essa atitude, além de mudar o conceito de que somos limitados ao direito de ir e vir, vai melhorar a minha vida; vai melhorar a vida das nossas famílias", comemorou. Para facilitar o acesso ao aplicativo, a associação está disponível a atender a todos os sergipanos que desejam baixar o Cittamobi: "Estamos de portas abertas para ajudar nesse procedimento. Se estiver encontrando dificuldades nos procura que iremos ajudá-lo a ser incluído ainda mais na nova mobilidade urbana de Aracaju", pontuou Roque Hudson.

Conforme divulgado pelo Setransp, para utilizar o aplicativo CittaMobi Acessibilidade basta baixar gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store; para quem tem celulares Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br. O usuário pode gerar um login de acesso para salvar configurações e informações para o acesso rápido aos pontos e linhas mais utilizados. A pesquisa realizada pelo Jornal do Dia foi protocolada no último dia 23, no Cartório do 8º Ofício, em Aracaju, sob a inscrição: AD 009347896.

Fonte: Jornal do Dia

http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=21587