Dia a Dia

Sessão de cinema acessível conta com a presença do vereador Lucas Aribé

Data de Publicação: 19 de Outubro de 2018

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está de pé juntamente com mais 40 pessoas na entrada do Cinemark do Shopping Jardins

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está de pé juntamente com mais 40 pessoas na entrada do Cinemark do Shopping Jardins

 

O vereador Lucas Aribé (PSB) e mais cerca de 40 pessoas com deficiência prestigiaram a exibição do filme ‘O Touro Ferdinando’ no Cinemark do Shopping Jardins na manhã desta sexta-feira, 19. A sessão de cinema com acessibilidade contou com audiodescrição, legenda descritiva e Libras e faz parte da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), que acontece de 19 a 28 de outubro, com cerca de 100 sessões de filmes infantis de 26 países sendo exibidos.

 

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé e outras pessoas estão sentadas atentas ao filme

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé e outras pessoas estão sentadas atentas ao filme

Segundo o parlamentar, essa sessão de acessibilidade mostra que é possível haver cinema destinado ao público com deficiência. “A legislação já garante esse direito às pessoas com deficiência, porém, nós ainda não vivenciamos no dia a dia essa prática por partes dos cinemas de Aracaju. Eles precisam se adequar, e lembrar que a pessoa com deficiência também é consumidora e merece assistir ao filme com acessibilidade”, enfatiza Lucas.

 

De acordo com a produtora local do Fici, Deyse Rocha, essa 16ª edição democratizou o Festival e foi realizada uma sessão com acessibilidade. “Essa é a confirmação do nosso compromisso com o social de democratizar o acesso e fomentar cada vez mais, para que as pessoas com deficiência estejam mais próximas da sétima arte”, destaca Deyse.

 

Ana Lúcia Pereira, atendida pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), ficou extremamente feliz com o convite para a sessão de acessibilidade e pede que existam mais momentos como este. “O cinema deveria promover mais filmes com acessibilidade para que a pessoa com deficiência possa ir ao cinema com frequência”, afirma Ana Lúcia.   

 

Fotos: Ascom/Lucas Aribé e Reinaldo Moura