Minha

Biografia

Lucas Aribé Alves, 34 anos, tem uma trajetória de pioneirismo na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe. Graduado em Jornalismo, pós-graduado em Comunicação e Novas Tecnologias, técnico em Radialismo, consultor de audiodescrição, educador, empreendedor social, músico e cantor, o jovem aracajuano é o primeiro parlamentar cego na história da Câmara de Vereadores da capital sergipana e um dos primeiros do Brasil.

O seu trabalho como educador ganhou destaque na primeira edição da Revista Senac – Casos de Sucesso, em 2010. A reportagem ressaltou sua história de ex-aluno a professor da instituição e sua atuação como instrutor da Oficina Inclusiva em Leitor de Tela, que capacitou os docentes de informática do Senac para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual nas ações educacionais. 

No campo da educação inclusiva, Lucas também lecionou Informática na Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) durante seis anos, um trabalho que contribuiu de forma significativa para a qualificação das pessoas cegas e inclusão no mercado de trabalho. Além disso, foi assessor geral de Programas e Projetos da Divisão de Educação Especial (Secretaria de Estado da Educação), onde ensinou Informática e sistema Braille a professores e alunos da rede pública. 

Lucas é facilitador de acessibilidade em espaços locais e nacionais, e já participou  como instrutor e palestrante de diversos eventos, a exemplo do 7º Seminário Nacional de Bibliotecas Braille, realizado na Unicamp (SP). É, ainda, um dos autores do livro Educação Inclusiva e Deficiência Visual, primeira obra sergipana lançada, simultaneamente, em tinta e em modo digital acessível.

Como jornalista, esteve à frente da Assessoria de Comunicação da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, criou e editou o jornal institucional “Adevise Notícias”, o primeiro produzido em áudio no Estado. Atuou como repórter da Assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes (Unit) e, no Radiojornalismo, foi o primeiro comentarista esportivo cego de Sergipe. Em abril de 2012, Lucas Aribé estreou na Rádio Aperipê FM como apresentador do Programa Sem Barreiras, espaço aberto para discussões e reflexões sobre acessibilidade. 

Empreendedor social, fundou, em janeiro de 2013, o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar. A instituição apoia as diversas manifestações da cidadania, promove a acessibilidade e o Desenho Universal para a inclusão social das pessoas com deficiência e fomenta projetos sociais que estimulem a participação ativa, livre e consciente de cada uma delas na construção coletiva do social, utilizando a educação, a arte, o esporte e a cultura como ferramentas para a diminuição das diferenças e como alicerces para a sustentabilidade.

A música também é um instrumento de inclusão e solidariedade para Lucas Aribé. Como voluntário, ele se apresenta em diversos eventos, a exemplo do McDia Feliz, Ação Global, quermesses em igrejas, concertos natalinos, além de aberturas e encerramentos de seminários, congressos e outros acontecimentos alusivos à acessibilidade, inclusão social e cidadania.

Plenamente envolvido nas buscas e conquistas de uma sociedade justa e igualitária, Lucas Aribé participa ativamente, desde criança, do cotidiano da cidade, superando limites, enfrentando desafios, conquistando espaço e transformando muitos sonhos em realidade. 

Lucas Aribé sempre se destacou na reivindicação da garantia de direitos perante autoridades constituídas, a exemplo da luta pelo acesso e permanência de pessoas cegas nos ensinos regular e superior e nos cursos técnicos oferecidos à sociedade, pela publicação de livros em Braille ou em meio digital e tantas outras, como forma de contribuir para a eliminação ou neutralização das barreiras, principalmente atitudinais, que insistem em permear o dia a dia das pessoas com deficiência.

Atualmente, Lucas é vereador na capital sergipana. Em atuação na Câmara de Municipal de Aracaju desde janeiro de 2013, Lucas Aribé é o autor de leis importantes para a acessibilidade na capital sergipana, além de projetos voltados para a defesa dos direitos do consumidor, e diversas importantes proposituras que buscam melhorar o cotidiano da cidade e a vida dos aracajuanos. 

Outra iniciativa de Lucas Aribé que merece destaque é o Projeto Aracaju Acessível, que consiste em todas as iniciativas parlamentares em prol da acessibilidade na capital sergipana, com destaque para a realização da Semana Aracaju Acessível. O evento ocorre anualmente na semana em que compreende o dia 21 de setembro, Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, e tem como principal objetivo conscientizar e mobilizar a população no sentido de construir uma cidade plural e que respeite as diferenças de todos os seus cidadãos, dando a cada um deles as mesmas oportunidades de acesso a todos os espaços, serviços, equipamentos públicos e estabelecimentos privados com autonomia e segurança.

É desta forma que Lucas Aribé dissemina os seus ideais de construção de uma sociedade para todos, com ênfase à liberdade para que as pessoas com deficiência façam suas próprias escolhas, participem ativamente das decisões de programas e políticas públicas que a elas se refiram, sejam agentes de sua própria história.

Para Lucas, a sociedade precisa estar preparada para lidar com a diversidade humana, oportunizando-a na concretização dos seus direitos com soluções simples e concretas para que todos possam ir e vir.