Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé alerta sobre as fake news

Data de Publicação: 17 de Outubro de 2018

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está utilizando a tribuna da Câmara de Vereadores

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está utilizando a tribuna da Câmara de Vereadores

 

Na manhã dessa quarta-feira, 17, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para alertar a população sobre as recentes fakes news plantadas nas redes sociais e compartilhadas para os grupos de aplicativos de mensagens disseminando o pânico em relação a crimes envolvendo crianças e adolescentes com falsos sequestros, homicídios e lesões corporais contra o público infanto-juvenil.

"A gente sabe que as fake news são nada mais, nada menos que notícias falsas e mentirosas, e em muitos casos, até notícias maldosas. Ontem o Ciosp teve que atender várias denúncias que não passaram de mentira envolvendo crianças e adolescentes desparecidos e se espalharam pelas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens. Não entendo como é que existem pessoas que se utilizam dessas ferramentas tão importantes para criar notícias falsas e fazer terrorismo para a sociedade", enfatiza.

O parlamentar explica que as fake news também estão acontecendo na campanha eleitoral deste ano. "É um lado falando mal do outro com mentiras e é preciso lembrar que quem planta notícia falsa é criminoso. Eu como jornalista sei que o comunicador deve passar a verdade, mas vemos muitos profissionais e não profissionais da comunicação passando para a sociedade notícias falsas que deixam a população confusa", destaca.

Lucas afirma que fica triste com isso e condena essa prática e implora que ninguém crie notícias falsas e nem repasse o que não tem certeza. "Vamos tomar cuidado com as informações que recebemos, esse é o alerta que faço para a população como um todo. Aproveito e faço um apelo para essas pessoas criminosas que quando forem escrever um conteúdo falso pense duas vezes porque uma informação caluniosa pode prejudicar toda uma sociedade", orienta.

 

Foto: Gilton Rosas