Lucas Aribé na mídia

Reunião discute Portal da Transparência da CMA

Data de Publicação: 14 de Julho de 2017

Foto -

Jornal da Cidade

 

15 de julho de 2017

 

Além do presidente da Casa, os vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Anderson de Tuca (PRTB), Lucas Aribé (PSB) e Thiaguinho Batalha (PMB) participaram da reunião.

Na manhã de ontem, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma reunião com sua equipe técnica para tratar sobre o fluxo de trabalho, atendendo ao Portal da Transparência. Na ocasião, o presidente da CMA, Nitinho (PSD), agradeceu a presença de todos os participantes. 

 “Na verdade, esse bate-papo tem a finalidade de mudarmos a realidade da Câmara. A questão da transparência é uma preocupação da nossa administração e estamos aqui reunidos para melhorar alguns itens neste quesito”, afirmou. Segundo o parlamentar, a Câmara precisa de alguns ajustes. Ele pediu que toda a equipe do Poder Legislativo Municipal trabalhe intensamente para melhorar o que for necessário.

 Colaboradores do Poder Legislativo Municipal das áreas de TI, Comunicação, Assessoria Legislativa e da área Jurídica ouviram atentamente as sugestões e dados fornecidos pelo consultor da Câmara, Aécio Dantas, que conduziu a reunião. “Vamos estabelecer metas e tentar cumpri-las num curto espaço de tempo”, disse. De acordo com o consultor, esse é um trabalho de equipe e destacou alguns itens que servem de instrumento de transparência: audiências públicas, portal da transparência e ouvidorias.

 Além disso, Aécio tratou sobre a origem da transparência que deve ser seguida por órgãos públicos. “Esse é um princípio que vem da Constituição Federal e que garante o direito à informação como direito fundamental dos indivíduos e reforça a publicidade como princípio básico da administração pública”, frisou.

 Para o bom funcionamento do Portal da Transparência, Aécio reforçou a necessidade de designar pessoa (s) com a única atribuição de cuidar da transparência do órgão (alimentar as informações e gerenciar todo o conteúdo), verificar se os sistemas informatizados estão disponibilizando no portal as informações que podem ser gerados de forma automática, além de acompanhar as avaliações dos órgãos de controle. “Este é um trabalho de equipe, pois os setores envolvidos devem encaminhar as informações que devem ser disponibilizadas no portal”.

 Vereadores

Além do presidente da Casa, os vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Anderson de Tuca (PRTB), Lucas Aribé (PSB) e Thiaguinho Batalha (PMB) participaram da reunião. Atento às discussões, Lucas parabenizou a iniciativa do presidente da CMA em fazer a reunião. “Fico feliz por a Câmara estar passando por esse processo de modernização e mudanças positivas”, disse Lucas Aribé.

 

 

Matéria Impressa - Jornal da Cidade

Foto -