Notícias Sem Barreiras

Comissão torna obrigatória exposição do Estatuto do Idoso por lojas

Data de Publicação: 19 de Maio de 2017

Relator, Lopes instituiu selo para premiar boas práticas das empresas em relação aos idosos

Relator, Lopes instituiu selo para premiar boas práticas das empresas em relação aos idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que obriga estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, cópia digital ou impressa do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). A ausência do exemplar pode gerar multa de até R$ 2 mil.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ao Projeto de Lei 34/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES). “A disponibilização de caderno que instrumentaliza os direitos, no ambiente em que devem ser implementados, reflete de forma fidedigna a valorização do envelhecimento ativo”, disse Lopes.

Selo
O relator também instituiu selo de “Boas Práticas na Aplicação ou Implementação do Estatuto do Idoso” para fornecedores de produtos ou serviços que adotem iniciativas para melhorar o atendimento a idosos.

Pela proposta, o Executivo deverá definir critérios, instruções e prazos para concessão do selo.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família em junho de 2016.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

Foto: Gilmar Felix / Câmara dos Deputados

 

Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/534835-COMISSAO-TORNA-OBRIGATORIA-EXPOSICAO-DO-ESTATUTO-DO-IDOSO-POR-LOJAS.html