Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé participa da I Semana de Acessibilidade no IFS de Estância

Data de Publicação: 18 de Outubro de 2016

Público presente no evento

Público presente no evento

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância está realizando, de 18 a 20 de outubro, a I Semana de Acessibilidade. O vereador Lucas Aribé (PSB) foi um dos convidados do evento e na ocasião palestrou sobre 'Os desafios da Inclusão na Sociedade e a Lei Brasileira de Inclusão' e ministrou a Oficina de Braille.


De acordo com o professor e coordenador do evento, André Luiz Canuto Duarte, o evento é uma viabilidade de grande expansão e interação para a comunidade de Estância saber a importância da inclusão de pessoas com deficiência. "A Semana conta com a participação de alunos, técnicos e professores do IFS e temos a pretensão de expandi-la para toda comunidade. Esse é o nosso primeiro evento grande, que está sendo feito com o maior carinho, e estamos vendo o lado positivo dele. A população de Estância só tem a ganhar com esse evento", destaca.


Segundo a fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Estância, Elizabeth Rodrigues de Cerqueira, a I Semana de Acessibilidade é para alertar a população de Estância para a inclusão. "Infelizmente a Instituição está fechada por falta de recursos e, em nosso município, precisamos de um centro de apoio, pois não temos nenhum. É necessária essa mobilização para termos algum recurso e a acessibilidade praticamente não existe. Precisamos urgentemente mudar essa situação, com tanto avanço, tantas leis já aprovadas", indaga.


O vereador Lucas Aribé palestrando no IFS de Estância

O vereador Lucas Aribé palestrando no IFS de Estância

Para o vereador Lucas Aribé, o evento foi muito rico de debates e troca de experiências. "Tive a oportunidade de conhecer a realidade do município de Estância e pude contribuir com a nossa palestra e experiência, sempre buscando a conquista da acessibilidade, que para mim, deve ser a prioridade dos próximos gestores. A importância desse evento está na mobilização dos estudantes e professores do IFS de forma a instigar a busca do conhecimento e se aprofundar no sistema braile, na Libras, com as oficinas ministradas", finaliza.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Fotos: Pablo Gonzalez