Dia a Dia

Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência é destaque do Vereador Lucas

Data de Publicação: 21 de Setembro de 2016

O vereador Lucas Aribé falando no microfone da tribuna da Câmara

O vereador Lucas Aribé falando no microfone da tribuna da Câmara

Na manhã desta quarta-feira (21), o vereador Lucas Aribé (PSB), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante a sessão ordinária para parabenizar os profissionais pelo Dia do Radialista e para destacar o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorados hoje.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento parabenizando os radialistas pelo dia de hoje e continuou falando sobre o Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência. "O Dia Municipal de Luta está garantido na lei 4.444/2013 de minha autoria, que institui normas de acessibilidade para Aracaju e dentro da Lei temos a determinação do dia 21 de setembro", explica.

O vereador Lucas ficou muito feliz com o discurso de alguns colegas pela manhã na Câmara. "Alguns deles trouxeram a preocupação com a acessibilidade e fizeram uma excelente fala quando mostraram a luta diária das pessoas com deficiência e apresentaram leis importantes que dão direito, por exemplo, delas terem acesso aos tributos em braile. Temos também a Lei da Acessibilidade, dos Cardápios em Braile e inúmeras conquistas ao longo do meu mandato", enfatiza.

Para Aribé, esta Casa contribuiu muito ao longo desses três anos e oito meses de mandato, e a própria Câmara hoje está acessível à população e preparada para receber a visita das pessoas com deficiência, só não está melhor por conta da própria estrutura.  É um desafio para um cadeirante subir na tribuna porque a composição do órgão não permite, mas quando realizamos sessões especiais, a gente desce a mesa para que o cadeirante esteja no mesmo nível que nós. Isso é acessibilidade e respeito as individualidades", pontua.

De acordo com o vereador, o dia 21 de setembro é mais um dia de luta e essa data não pode ser lembrada apenas hoje, todos os dias devem ser dedicados aos investimentos na inclusão social e acessibilidade. "Devemos lutar pelas garantias de direitos, oportunidades e tenho certeza que esta Casa pode fazer muito mais. Precisamos de uma política municipal de acessibilidade porque não temos. Deixo essa mensagem de esperança, mas também de união  para fortalecer a corrente da inclusão social, da acessibilidade e do respeito dos direitos de todos os cidadãos, principalmente para aqueles que tem menos oportunidades.  Gosto muito de uma frase de minha autoria: Tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade", comenta.

Alerta a população

Aribé continua chamando a atenção da população que acompanha os trabalhos da Câmara. "Eles estão vendo que há muito tempo, desde o retorno do recesso, nós só tivemos um dia de votação. A população aracajuana tem os meios de comunicação à disposição para saber quais são os vereadores que estão aqui, quais são os que permanecem até a hora da votação, quais são os que estão interessados  realmente em trabalhar e quais os que têm respeito pela população?, indaga.

Segundo Lucas, na maioria das vezes as sessões são interrompidas por falta de quorum. Todos nós estamos recebendo salário, estamos em atividade e a maioria dos vereadores desta Casa estão fazendo campanha no horário de trabalho.  Faço o chamamento ao povo e sei que eles estão atentos. Nosso maior compromisso está aqui. Há projetos do Executivo e dos colegas e quando serão votados?", completa.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto: Acrisio Siqueira