Notícias

Lucas conhece adequações de acessibilidade no prédio da Câmara de Aracaju

Data de Publicação: 24 de Novembro de 2020

Foto -
 O vereador Lucas Aribé (Cidadania) visitou nesta terça-feira (24) as obras de restauração do prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a visita, acompanhado de assessores parlamentares e da arquiteta Marília Mauadié, responsável pelo projeto, o parlamentar verificou as adequações de acessibilidade na construção.

Desde o primeiro mandato, Lucas Aribé tem buscado medidas para garantir as condições de acessibilidade na Câmara, visando oportunizar a participação de todos os cidadãos no Parlamento municipal.

“Nestes oito anos, a Câmara adotou várias tecnologias assistivas a exemplo do painel eletrônico acessível, mas faltava permitir que pessoas com deficiência ocupassem a Mesa Diretora e o plenário com autonomia e segurança, o que será possível a partir desta reforma, que preservou o traço arquitetônico original do prédio”, disse o vereador, lembrando que em seus dois mandatos a Mesa Diretora foi deslocada para o piso térreo em sessões com a presença de pessoas em cadeira de rodas.

Foto -
 Orçada em R$ 1,2 milhão, a requalificação da sede do Legislativo Municipal foi iniciada em março de 2020 e custeada com recursos próprios, devendo ser concluída até o final do ano.

“Alguns passos foram dados para melhoria da acessibilidade arquitetônica do prédio, a exemplo da implantação da plataforma elevatória à Mesa Diretora, adequação dos banheiros às normas de acessibilidade, além da preservação do elevador sonoro, da sinalização com piso tátil e mapa tátil, sendo imprescindível adotar apenas as atualizações que se fizerem necessárias neles, segundo o que nos foi informado”, apontou a arquiteta Andresa Oliveira, consultora técnica do mandato.