Notícias

Live vai apresentar desafios e possibilidades da moda inclusiva

Data de Publicação: 30 de Junho de 2020

O Projeto Aracaju Acessível promove na quinta-feira, 2 de julho, mais um painel virtual. Dessa vez, o vereador Lucas Aribé recebe as jornalistas Lôra Pauferro e Heloisa Rocha para um bate-papo sobre moda inclusiva, a partir das 17h30, no perfil oficial do parlamentar no facebook. A conversa terá legenda automática, tradução para Libras e audiodescrição em tempo real.

Segundo Lucas, o encontro online vai mostrar a evolução da moda para todos, que busca inovar na criação de suas peças, simplificando o ato de se vestir. “Esse segmento tem ficado cada vez mais em evidência no cenário nacional porque leva em conta as necessidades e características de cada indivíduo, sem abrir mão do conforto, do design e do estilo”, explica. 

Quem tem para ou tetraplegia, por exemplo, sofre com as camisas compridas que ficam cobrindo as pernas e as calças que apresentam sobras quando está sentado. As pessoas com deficiência visual também enfrentam dificuldades, geralmente, com a escassez de informações sobre as características das roupas que estão adquirindo e usando.

No entanto, todas elas também querem andar na moda e se sentir bem com as roupas que vestem, por isso, Lucas convidou duas amigas que estão sempre antenadas na indústria fashion para mostrar como isso é possível. “Lôra e Heloisa vão nos ajudar a entender como mudanças criativas e simples de elementos que já estão presentes nas peças, mas que ganham novas funcionalidades através das alterações, são capazes de oferecer praticidade e conforto a quem usa”, completa.

O painel virtual tem o apoio do ITCLibras e da Empreendex. 

Convidadas

Lôra Pauferro é DJ, Jornalista, com especialização em Fashion Business pelo Vancouver Community College (Canada) , atua como Produtora de Eventos desde 2010. Em 2019, foi responsa?vel pela organizac?a?o do desfile inclusivo realizado durante a 7ª Semana Aracaju Acessi?vel.

Heloisa Rocha é a criadora do instablog Moda Em Rodas desenvolvido desde 2015. Sergipana radicada em São Paulo, Helô - como é conhecida – tem uma doença rara chamada osteogênese imperfeita, cuja principal manifestação clínica é a fragilidade óssea. Pesando menos de 20 kg e com menos de um metro de altura, a jornalista comprova, por meio de seus posts, que não existem barreiras na moda.