Notícias

Lucas Aribé subscreve projeto de incentivo à capoeira nas escolas

Data de Publicação: 03 de Junho de 2020

O vereador Lucas Aribé (Cidadania) votou pela aprovação do Projeto de Lei 331/2019, que prevê o incentivo à capoeira nas escolas municipais de Aracaju. Na sessão virtual desta quarta-feira (3) o parlamentar reconheceu o caráter educacional dessa prática esportiva e cultural.

De autoria do vereador Isac Silveira, a propositura prevê que o ensino de capoeira deve ser integrado à proposta pedagógica da educação básica. Na avaliação de Lucas, a nova legislação servirá como uma ferramenta de socialização. “Apesar do ensino não ser obrigatório, a capoeira passa a ser considerada, a partir do seu valor cultural, artístico e esportivo, uma disciplina possível de ser disseminada nas escolas, o que valoriza a herança cultural afro-brasileira”, afirmou. 

Na última década, a capoeira recebeu duas importantes distinções como manifestação cultural: o registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), em 2008, e o reconhecimento da roda de capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2014.

Durante a apreciação da pauta desta quarta, o vereador Lucas Aribé também manifestou posicionamento favorável ao Projeto de Resolução 19/2019 que cria a Procuradoria  da Mulher no Legislativo Municipal, de autoria da vereadora Emília Corrêa, e também do Projeto de Resolução 08/2019 que institui a Frente Parlamentar de apoio e defesa do setor de comércio e serviços na capital, proposto pelo vereador Elber Batalha.