Notícias

Lucas lamenta desassistência dos pacientes com suspeita de Covid-19 em Aracaju

Data de Publicação: 26 de Maio de 2020

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé (Cidadania), manifestou total perplexidade diante dos recorrentes casos de desassistência por parte do município aos pacientes com sintomas de infecção pelo coronavírus. Conforme noticiado pela imprensa, ao menos cinco aracajuanos não conseguiram atendimento na rede pública de saúde da capital em um intervalo de 24 horas.

“A Prefeitura alardeou um plano de contingência com a promessa de eficiência, investiu milhões em um hospital de campanha, mas na prática, o protocolo adotado pela Secretaria da Saúde tem deixado muitos cidadãos sem socorro na hora em que mais precisam. Além dos casos mostrados na imprensa, não são poucos os relatos de pacientes sofrendo para serem atendidos nas urgências”, lamentou o vereador aracajuano.

O parlamentar informou que o diretório do Cidadania ingressou com uma representação no Ministério Público Federal para que os fatos sejam devidamente apurados e que as medidas legais sejam adotadas, em especial no sentido de determinar que o Município de Aracaju e o Estado de Sergipe cumpram o que preconiza a Constituição Federal quanto à dignidade da pessoa humana e o acesso à saúde.

Além disso,  o partido também oficiou o Poder Executivo solicitando que se cumpram as leis 13.979/2020 e a 12.527/2010 trazendo as reais informações sobre a disponibilidade de UTIs na rede pública municipal e estadual. “A população não pode ficar peregrinando em hospitais a espera de atendimento. A prefeitura precisa rever sua estratégia e orientar a sociedade adequadamente porque essa situação também acaba por sobrecarregar os profissionais de saúde”, afirmou Lucas.