Notícias

Aribé propõe que secretários detalhem ações contra Covid-19 na CMA

Data de Publicação: 05 de Maio de 2020

O vereador Lucas Aribé (Cidadania) apresentou Requerimento solicitando que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) convide os secretários municipais para que apresentem  as ações desenvolvidas pela administração municipal no enfrentamento à pandemia do coronavírus. A capital, tem atualmente, mais de 500 casos confirmados da Covid-19.

Na propositura, que precisa da aprovação do plenário legislativo, o parlamentar sugere que as audiências públicas ocorram de forma virtual, com as presenças dos secretários da Saúde, Waneska Barboza; da Educação, Maria Cecília Leite; da Assistência Social, Simone Santana Passos; da Fazenda, Jeferson Passos; e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira dos Santos.

“A transparência é um princípio basilar da gestão pública e até o momento a Prefeitura não apresentou de forma oficial ao Poder Legislativo o que tem sido feito para lidar com as consequências sanitárias e sociais da crise provocada pela Covid-19. A Câmara precisa acompanhar as ações do Executivo, visando a preservação dos interesses coletivos da população aracajuana”, justificou o vereador Lucas Aribé.

O parlamentar acrescentou que os secretários também devem encaminhar cópias dos planos de contingência que estão sendo executados no município. “É preciso dar publicidade à disponibilidade de leitos, aos gastos realizados na Saúde, e especialmente a situação fiscal do município nos próximos meses, como também ao suporte pedagógico oferecido aos alunos da rede municipal e à assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade”, completou Aribé.