Notícias

Projeto de educação inclusiva libera acesso a materiais pedagógicos

Data de Publicação: 28 de Abril de 2020

O site da Mais Diferenças conta com área que disponibiliza para download gratuito materiais que podem ser utilizados por todos – pessoas com e sem deficiência.

A primeira série é composta por materiais pedagógicos desenvolvidos ao longo do Projeto Brincar. Podem ser baixados: Cardápio para TodosBrincando com Poesias e Pinturas à Flor da Pele.

Cardápio para Todos apresenta 60 nomes de alimentos com recursos de acessibilidade. Estão disponíveis fichas para imprimir e um vídeo, que consideram os princípios do Desenho Universal e contêm a imagem do alimento, seu sinal na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o nome em português com contraste e fonte ampliada. Há também quatro arquivos com a transcrição em Braille e as traduções em espanhol, francês e inglês. Um guia em PDF traz sugestões de atividades e brincadeiras. Clique aqui para acessar esse material. 

Brincando com Poesias conta com os poemas nas versões audiovisual acessível e PDF acessível “O Nome das Coisas”, “Dúvida de passarinho”, “Ai, que frrrrrrrrio!” e “PoisÉ…”, originalmente publicadas no livro “A Poesia das Coisas”, escrito por Silvana Tovano, ilustrado por Adriana Fernandes e lançado pela Editora SESI-SP. Acompanha um guia com atividades e brincadeiras usando as poesias. Clique aqui para acessar esse material. 

Pinturas à Flor da Pele propõe a subversão dos espaços da escola com o uso de plástico filme e tinta. O material disponível traz um guia com inspirações e sugestões de práticas pedagógicas e brincadeiras que podem ser realizadas em diferentes espaços e suportes. Qualquer pessoa pode baixar, imprimir e utilizar em unidades educacionais, atividades culturais e/ou em casa. Clique aqui para acessar esse material. 

O Projeto Brincar é uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, concebido e desenvolvido pela Mais Diferenças. Desde 2017, realiza diferentes ações de formação, sistematização e produção de materiais pedagógicos  inclusivos, com diferentes recursos de acessibilidade para crianças com e sem deficiência.

 

Fonte: Mais Diferenças