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Observatório irá diagnosticar como tecnologias assistivas são usadas em escolas

Evento integra programação da 8ª Semana Aracaju Acessível

Data de Publicação: 02 de Março de 2020

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Avaliar e diagnosticar as condições de acessibilidade e as tecnologias assistivas voltadas para a educação. É com esse objetivo que um grupo de acadêmicos do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) percorreu instituições de ensino em Aracaju. O resultado dessa análise será apresentado no dia 16 de março, dentro da programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, organizada pelo vereador Lucas Aribé, no auditório da Didática VI, às 14h e às 19h.

 

Ao longo do mês de fevereiro, o grupo de universitários percorreu alguns espaços de ensino público e privado para mapear se há tecnologias assistivas disponíveis e como elas estão sendo aplicadas no ensino da pessoa com deficiência. Com a divulgação dos dados, os alunos irão apresentar, também, análises de como os recursos de acessibilidade podem ser utilizados de forma efetiva para garantir a inclusão dos estudantes. 

 

Para Lucas, é preciso sempre envolver a comunidade acadêmica nas ações que buscam assegurar equidade na aplicação dos direitos da pessoa com deficiência. “Esses jovens universitários serão os profissionais que vão atuar, no futuro, educando as pessoas. É fundamental que eles participem e vivenciem esses processos e disseminem esses conhecimentos, para que possamos conscientizar cada vez mais a população”, afirma o vereador Lucas Aribé. 

 

Semana 

 

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.