Notícias

8ª Semana Aracaju Acessível aborda tecnologias assistivas; veja programação

Evento idealizado pelo vereador Lucas Aribé também vai celebrar os 165 anos da capital sergipana

Data de Publicação: 14 de Fevereiro de 2020

Foto -
 As tecnologias assistivas e o universo de possibilidades que elas abrem para o pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência ganharão destaque ao longo da 8ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé. Em edição especial, a programação deste ano será realizada no mês de março, entre os dias 15 e 22, em homenagem aos 165 anos da capital sergipana.

Com o tema “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social”, a semana se propõe a fomentar um diálogo com a sociedade sergipana acerca dos diversos instrumentos de acessibilidade disseminados nos últimos anos. “Essas tecnologias são capazes de proporcionar auxílio para que o cidadão potencialize suas forças e demonstre suas habilidades. No caso da pessoa com deficiência, ela pode gerar a autoconfiança e o senso de independência, fatores muito importantes para ampliar a sua participação social com qualidade de vida”, explica o vereador Lucas Aribé.

Dentre as atividades que compõem a Semana Aracaju Acessível estão o já tradicional Passeio Ciclístico Pedalando sem Barreiras, Seminário, Observatório de Acessibilidade, Roda de Conversa, Caminhada pela Acessibilidade, Audiência Pública, além dos Jogos Cidadãos e do Encontro de Libras.

Para homenagear Aracaju, no dia 17 de março, a Galera do Click Aracaju lançará exposição fotográfica no Shopping RioMar, com registros de diversos locais históricos da cidade. “As nossas ações têm um cunho educativo e cultural porque acreditamos que é a partir da experiência com o outro e do conhecimento de suas particularidades que podemos respeitar e valorizar seu potencial”, afirma Lucas, ressaltando que a acessibilidade é marca registrada de todos os eventos.

Realizada desde 2013, a Semana se consolida como o maior evento de acessibilidade do estado de Sergipe e engloba desdobramentos de uma série de ações desenvolvidas ao longo do mandato parlamentar de Lucas Aribé. “Assim como nos anos anteriores, o evento mobiliza órgãos públicos, empresas privadas, instituições do terceiro setor e os diversos integrantes da sociedade civil na construção de uma cidade que acolhe, oportuniza e valoriza integralmente a diversidade dos seus cidadãos”, diz o vereador.

 

Confira a programação oficial

 

15/3 

8h às 11h30– Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras – Pedal cultural com saída e chegada no Museu da Gente Sergipana, percorrendo um total de 6km. No percurso, serão destacados os diversos espaços e monumentos históricos que permeiam a cidade. Na chegada, os pedaleiros poderão participar de visita guiada ao Museu e a exposição de orquídeas instalada no estacionamento do local. Local: Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju/SE.

 

16/3

9h às 11h – Audiência Pública para discutir a temática: “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social’, destacando o direito do cidadão a essas ferramentas de empoderamento para a inclusão social e de como as mesmas são utilizadas no cotidiano escolar e laboral. Acontecerá na Assembleia Legislativa de Sergipe. 

Local: Av. Ivo do Prado, s/n - Palácio Governador, R. Construtor João Alves - Praça Fausto Cardoso, Aracaju/SE.

 

 14h às 22h – Observatório da Acessibilidade em instituições de ensino de Aracaju – Ao longo do mês de fevereiro e primeira semana de março, o Núpita, coordenado pela professora doutora Rita de Cácia Souza, visitará escolas, universidades e outros ambientes de aprendizagem, para conhecer o cenário da utilização das tecnologias assistivas nas diversas práticas interativas no âmbito da educação. No dia 16/3 os resultados da pesquisa serão apresentados às 14 e às 19h no auditório da Didática VI da UFS. 

Local:Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze, São Cristóvão/SE.

 

17 a 22/3

14h às 20h no primeiro dia e das 10h às 22h nos demais – Exposição Fotográfica da Galera do Click Aracaju – No RioMar Shopping, segundo piso, em frente ao atendimento a clientes, onde 17 jovens Down, alunos do Curso de Fotografia da Galera do Click Aracaju estarão expondo fotos de monumentos que marcam a história de Aracaju, prestando homenagem à cidade pela passagem dos seus 165 anos de existência e comemorando o Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontecerá no dia 21 de março. As fotos expostas estarão audiodescritas, com registro em QRcode, e serão utilizados recursos de tecnologias assistivas para garantir acessibilidade na comunicação.

Local: Rua Delmiro Gouvêia, 400, Coroa do Meio, Aracaju/SE.


 

17/3

16h – AcesseBike, que acontecerá na sede do Bike Beach (em frente ao caranguejo gigante), na Orla da Atalaia, onde ocorrerão oficinas de psicomotricidade, percepção musical, acessibilidade farmacoterapêutica e, ao final, será exibido filme com recursos de acessibilidade, seguido de debate.

Local: Av. Santos Dumont, 434 - Atalaia, Aracaju/SE

 

 

 

18/3  

19h às 21h30 – Mesa redonda com o tema “Nós decidimos”, envolvendo familiares, educadores, terapeutas e amigos da comunidade Down, tendo como facilitadoras as mães: Ana Galgane Paes e Rita de Cássia Matheus.

Local: Auditório do Museu da Gente Sergipana - Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju/SE.

 

 

19/3 

8h às 17h – 3º Encontro de Libras do IFS – As palestras e debates abordarão temas relacionados ao universo surdo e as oportunidades de utilização das Tecnologias Assistivas na formação profissional desse público em Aracaju. 

Local: Sociedade Semear, Rua Leonardo Leite, 148 – Bairro São José, Aracaju/SE. Inscreva-se no site http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos

 

 

20/3 

8h às 13h – 7º Seminário Aracaju Acessível: As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social. Momento de reflexão sobre direitos assegurados na Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), e a utilização das tecnologias assistivas como ferramentas de empoderamento e transformação social. Nesse cenário, os palestrantes: Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (PR), Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão (BA), Saulo Coelho (SE) e Cláudia Gabrois (RJ) apresentarão conceitos e práticas facilitadoras do cotidiano de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nos âmbitos educacional, laboral, comunicacional e de saúde, e como essas práticas podem acontecer com maior intensidade e organização para incluir pessoas e transformar suas vidas, a partir de referenciais positivos de competência e protagonismo. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 1º de março no site https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx

 

 

21/3

8h às 12h – Jogos Cidadãos - Manhã de atividades envolvendo, no primeiro momento, caminhada de filhotes de tartarugas para o mar e na sequência a prática de esportes e jogos diversos, como bodyboard adaptado, vôlei sentado, pipa, corrida de cem metros com olhos vendados, queimado, judô, jogos de mesa (dominó, dama e xadrez) e outros.

Local: Espaço Estrelas do Mar, no Bar e Restaurante Sollarium, na Praia de Aruana.

 

22/9 

8h às 12h – Caminhada pela Acessibilidade com a quinta edição da Caminhada Down, realizada pela Cidown, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A Caminhada sairá da Praça Luciano Barreto Júnior (Avenida Jorge Amado, no Bairro Garcia) em direção ao Parque da Sementeira, onde estará instalada estrutura de lazer inclusivo para acolher o público participante. 

 

16h30 – Missa em Ação de Graças. Local: Catedral Metropolitana, Rua Propriá, 222.