Notícias

Luta por melhorias em Aracaju marca sétimo ano de mandato de Lucas Aribé

Data de Publicação: 20 de Dezembro de 2019

 

#PraTodoMundoVer Fotografia de Lucas falando ao microfone na tribuna. Ele usa óculos e terno preto.

#PraTodoMundoVer Fotografia de Lucas falando ao microfone na tribuna. Ele usa óculos e terno preto.

 Apesar de ter sido um ano de grandes polêmicas políticas em âmbito nacional, para o vereador Lucas Aribé (PSB), também foi um ano de luta em favor da população. Ao longo deste ano, que foi o sétimo de seu mandato, o parlamentar buscou cada vez mais melhorias para os aracajuanos, através de diversas ações e proposituras na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 

 

“Tivemos um ano produtivo, enaltecendo sempre a igualdade e o respeito às diferenças. Realizamos, mais uma vez, a Semana Aracaju Acessível, que teve como tema A Arte de Incluir, enfatizando o direito das pessoas com deficiência ao esporte, cultura, lazer e turismo, culminando com a publicação de uma carta aberta com todos os nossos anseios e conquistas que ainda precisam ser obtidas”, explica. 

 

Em 2019, Lucas Aribé apresentou 183 proposituras, entre projetos de lei, moções, requerimentos, emendas e indicações. Foram sancionadas, este ano, seis leis de autoria do parlamentar, que estavam em tramitação desde anos anteriores.   

 

O vereador, que durante um semestre liderou o grupo de vereadores de oposição ao prefeito, destaca a dificuldade que existe em legislar em prol das melhorias para a sociedade, enquanto a maioria do parlamento defende apenas interesses políticos. Apesar de ter protocolado diversos projetos de lei ao longo do ano, nenhum foi colocado para votação. 

 

“No segundo semestre, assumi pela primeira vez como líder da oposição, e encarei isso como faço em tudo na minha vida: com ética e responsabilidade. Os vereadores que não apoiam o prefeito, infelizmente, são sempre preteridos, tudo proposto é ignorado, apenas por sermos oposição. Entretanto, isso não nos faz recuar, pois seguimos defendendo os interesses do povo, e não sendo subservientes a grupos políticos”, pondera Lucas. 

 

Estatuto

 

Exemplo disso foi o Estatuto do Pedestre. Protocolado em 2017, juntamente com a ex-vereadora Kitty Lima, o projeto foi colocado em votação somente este ano e rejeitado pela maioria da Casa. Lucas detalhou que objetivo principal do estatuto era regulamentar direitos e deveres do pedestre para garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos, mas, mesmo assim, o projeto não foi aprovado. 

 

“Os votos contrários dos meus colegas, motivados por paixões políticas, não me atingiram enquanto líder da oposição, mas aos mais de 650 mil aracajuanos que não terão assegurada a equidade no uso do espaço público. Porém, não me darei por vencido, apresentarei novamente e lutarei por isso quantas vezes for preciso”, assegura o vereador. 

 

Calçadas

 

A luta do parlamentar em busca de melhorias para os pedestres foi intensa em 2019. Foi realizada a Campanha das Calçadas: a caminhada começa com sua atitude, que percorreu sete bairros da cidade, fazendo um levantamento da situação de cada local. O resultado disso foi entregue, pessoalmente, por Lucas ao prefeito de Aracaju, com propostas para um plano de recuperação. 

 

Também foi entregue à administração municipal o relatório final da Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizada pelo portal Mobilize. O estudo, feito em parceria com o projeto Aracaju Acessível e alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), apontou a capital sergipana como uma cidade sem calçadas adequadas, ficando em 17º lugar no ranking. 

 

“Infelizmente, nada vem sendo feito pela Prefeitura para resolver essa situação. Já apresentei projetos ao prefeito, sem obter qualquer retorno, e protocolei o relatório do Mobilize, que apresenta boas ideias para serem implantadas. No próximo ano, seguirei firme em minha atuação, para garantir que a população de Aracaju, e não os políticos, venha sempre em primeiro lugar”, garante Lucas Aribé.