Notícias

Lucas Aribé critica ausência de semáforos sonoros em Aracaju

Data de Publicação: 19 de Novembro de 2019

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé em pé na tribuna da Câmara falando ao microfone. Ele usa terno e camisa azuis e gravata vermelha.

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé em pé na tribuna da Câmara falando ao microfone. Ele usa terno e camisa azuis e gravata vermelha.

O vereador Lucas Aribé (PSB), líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), cobrou a presença de semáforos sonoros na cidade. Durante seu discurso, nesta terça-feira, 19, o parlamentar lembrou que o equipamento se tornou obrigatório a partir da Lei Federal 10.098/2000.  

Em parceria com o portal Mobilize, que está realizando a campanha Travessia #Cilada, o vereador percorreu alguns semáforos da capital sergipana para avaliar o tempo disponibilizado para que o pedestre atravesse com segurança. O estudo do portal quer diagnosticar a situação nos centros urbanos com foco na travessia do pedestre, e não na passagem de veículos.

"O estudo ainda está sendo elaborado, mas uma coisa já pude perceber: o déficit de semáforos sonoros. Existem poucos e, mesmo assim, a maioria não funciona. A Prefeitura está divulgando uma nova semaforização, mas não adianta pensar em semáforos inteligentes se eles não têm sistema sonoro. Mais uma vez, a pessoa com deficiência está sendo esquecida e desprezada", lamentou o vereador.

A presença do equipamento com som para auxiliar na travessia é obrigatória, prevista no artigo 9º da Lei 10.098/2000. "O poder público não faz a sua parte. É preciso cobrar dos órgãos fiscalizadores para que a administração municipal garanta a instalação e a manutenção dos equipamentos já existentes", afirma Lucas.