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Lucas Aribé participa de aula inaugural do curso de ledor em Aracaju

Data de Publicação: 18 de Novembro de 2019

#PraTodoMundoVer Sala de aula com cadeiras,algumas ocupadas por pessoas.À esquerda,um homem e uma mulher em pé de frente para alunos.No canto superior esquerdo,duas mulheres em pé encostadas na parede

#PraTodoMundoVer Sala de aula com cadeiras,algumas ocupadas por pessoas.À esquerda,um homem e uma mulher em pé de frente para alunos.No canto superior esquerdo,duas mulheres em pé encostadas na parede

O Instituto Iluminar iniciou, nesta segunda-feira (18), uma capacitação para ledores em Aracaju. O curso é ministrado pelo Grupo Incluir e tem como foco capacitar profissionais para o atendimento especializado em provas de avaliações da educação nacional, concursos públicos e vestibulares.

Presente na aula inaugural, o vereador Lucas Aribé valorizou a iniciativa que, segundo ele, é um instrumento de justiça social ao permitir que sejam rompidas as barreiras de acesso à informação. “Esse curso vai beneficiar não apenas as pessoas cegas ou com baixa visão, como também aquelas que têm dislexia, deficiência intelectual, dentre outras síndromes e transtornos, na medida em que possibilita que elas concorram em pé de igualdade e com plenos direitos, como qualquer outro cidadão”, salientou. 

Com o apoio do Senac e do Projeto Aracaju Acessível, a formação terá uma carga de 30 horas presenciais numa turma composta por 30 alunos, sob a orientação da professora Karla Negry, mestre em Educação, pós-graduada em Educação Especial. Segundo ela, o conteúdo a ser ministrado ao longo dessa semana foi elaborado com base nos materiais validados pelo Inep, Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas. 

As aulas visam desenvolver competências técnicas aplicadas à escolha e uso adequado de ferramentas que permitam o desempenho da função de ledor e transcritor, como a audiodescrição. 

A psicóloga Grazilella Lins Santos já teve uma experiência como ledora, mas decidiu complementar seus conhecimentos como forma de ajudar na efetiva inclusão escolar dos alunos na instituição onde atua. “Quero me aperfeiçoar para ajudar mais pessoas porque acredito que os alunos precisam se sentir incluídos desde o primeiro contato com a instituição”, pontuou.