Notícias

Em audiência pública, Lucas pontua sugestões para orçamento municipal de 2020

Data de Publicação: 30 de Outubro de 2019

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé falando ao microfone no auditório da Prefeitura (Foto: Marcelle Cristinne)

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé falando ao microfone no auditório da Prefeitura (Foto: Marcelle Cristinne)

O vereador Lucas Aribé participou, nesta quarta-feira, 30, da audiência pública realizada pela Prefeitura de Aracaju para apresentar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2020. Através de técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), foram apresentados os valores de despesa e receita previstos para o próximo ano.  

 

Em uma análise inicial feita durante a explanação da equipe, o vereador fez algumas observações para que sejam analisadas pela Prefeitura. “Ainda vamos nos aprofundar, mas de antemão já proponho um pouco mais de atenção às questões culturais, como bibliotecas e quadrilhas juninas, pois o orçamento da Funcaju é basicamente destinado a eventos festivos. Outra sugestão que faço é para a Secretaria da Comunicação, que está destinando uma verba alta a propaganda institucional. Parte desse valor poderia ser destinado para a recuperação de nossas calçadas, por exemplo”, alertou. 

 

#PraTodoMundoVer Foto no auditório da Prefeitura. Homem em pé à esquerda falando ao microfone. À direita, pessoas sentadas olhando para ele (Fotos: Marcelle Cristinne)

#PraTodoMundoVer Foto no auditório da Prefeitura. Homem em pé à esquerda falando ao microfone. À direita, pessoas sentadas olhando para ele (Fotos: Marcelle Cristinne)

A previsão apresentada pela administração municipal é de mais de R$ 2,4 bilhões. O próximo passo é a apresentação, antes do dia 20 de novembro, do PLOA no plenário da Câmara. Para Lucas, líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o debate a transparência sobre a aplicação do  erário municipal são fundamentais. “O orçamento deve ser construído contando com a participação da sociedade, ouvindo a população. É importante que isso seja feito da forma mais transparente possível, para garantir que os recursos públicos, que são dinheiro do povo, sejam aplicados de forma responsável e destinados corretamente”, avalia o vereador. 

 

Participação

 

As audiências públicas acontecem com tradução simultânea em Libras. Além disso, a Seplog também realiza a transmissão na íntegra através do Youtube. O parlamentar reforça a importância de promover a acessibilidade dentro das ações do poder público, garantindo a democratização das informações. 

 

“Fazendo dessa forma, podemos contemplar mais pessoas, e fazer com que a comunidade surda participe. A ideia foi ampliada, e agora há a transmissão via internet, então a população pode acompanhar de onde estiver. Tudo que tenha objetivo de ampliar o acesso e a participação popular é muito bem-vindo”, afirma. 

 

O secretário municipal do Planejamento, Augusto Fábio Oliveira, também ressaltou como a Prefeitura vem tentando agregar as demandas dos aracajuanos no momento da elaboração do projeto. “Disponibilizamos no site, anteriormente, um questionário para a população enviar suas sugestões. É mais uma ferramenta para a participação popular e para incluir o cidadão na proposta orçamentária”, explica.