Notícias

Bancada de Edvaldo se esquiva do debate sobre ciclofaixas

Data de Publicação: 29 de Outubro de 2019

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé em pé falando ao microfone na tribuna. Ele usa terno e gravata pretos.

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé em pé falando ao microfone na tribuna. Ele usa terno e gravata pretos.

O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) rejeitou, nesta terça-feira (29), o Requerimento nº 292/2019, proposto pelo vereador Lucas Aribé (PSB), que solicitava esclarecimentos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) sobre a implantação das ciclofaixas na avenida Gonçalo Rollemberg Leite (conhecida como Nova Saneamento).

A propositura recebeu sete votos contrários e os votos favoráveis dos vereadores Cabo Amintas, Américo de Deus, Emília Corrêa e Cabo Didi, além do autor. Alguns parlamentares que haviam assinado o Requerimento deixaram o plenário para não votar. Para Lucas, a atitude da bancada governista reforça a falta de interesse da gestão em estabelecer um diálogo franco com a sociedade.

"A comunidade que reside ou tem empreendimentos na região foi pega de surpresa com essa decisão de implantar a ciclofaixa que, embora seja um instrumento de mobilidade benéfico, precisa de estudos de viabilidade e, sobretudo, ser discutido com a população através de consultas e audiências públicas, como determina o Código de Mobilidade Urbana, o que não ocorreu", apontou o vereador Lucas Aribé.

Ao justificar o Requerimento para que o superintendente Renato Telles apresentasse o projeto das ciclofaixas na Câmara, Lucas salientou que a intenção é permitir que todos os aracajuanos tenham acesso às informações corretas sobre a intervenção que, se feita de forma inadequada, pode desencadear uma série de transtornos ao trânsito e, consequentemente, aos cidadãos aracajuanos.

"Uma boa ação pode acabar gerando danos, inclusive, acidentes de trânsito. Pode ser que o projeto esteja adequado, mas a Câmara é a Casa do Povo e, portanto, tem legitimidade de exigir transparência da Prefeitura. É lamentável que os vereadores do prefeito furtem-se a esse debate essencial para a cidade. Quem não deve, não teme", ajuizou Aribé.