Ação - Publicações

Panfleto Incluir é uma arte! Faça sua parte! 2019

Data de Publicação: 21 de Setembro de 2019

 

 

Audiodescrição: PANFLETO INCLUIR É UMA ARTE! FAÇA SUA PARTE!

 

O panfleto Incluir é uma Arte! Faça sua parte! apresenta-se em uma folha A5, de papel couchê fosco, com a espessura de 150 gramas, no formato final 14,8 X 21 centímetros, impressa em cores na frente e no verso.

 

A frente do panfleto contém na parte superior, a inscrição em caixa alta, INCLUIR É UMA ARTE!, com a palavra INCLUIR em amarelo, É UMA em azul escuro e ARTE em branco. Ao final da frase, o desenho de um pincel simulando o ponto de exclamação. Abaixo, uma  marca de pincelada horizontal forma tarja na cor branca, sob o texto "Faça sua parte!" na cor vermelha.

 

No topo da ilustração, sob o título, céu azul claro, com chapisco em tom mais escuro de azul preenchendo o lado esquerdo. Três nuvens estão distribuídas no cenário, sendo uma no lado esquerdo do panfleto e as outras duas no lado direito. Em tom azul mais claro que o céu, silhueta de construções de uma cidade. Abaixo da silhueta uma faixa cinza onde ciclista passeia com sua handbike. Em seguida, ocupando boa parte do panfleto uma faixa de areia de praia, em tom de marrom claro, cortado por uma faixa azul de bordas brancas que segue até a parte inferior, e quatro coqueiros distribuídos dois a dois, à direita e à esquerda dessa faixa. O caule dos coqueiros é marrom e suas folhas  tem tonalidades em verde claro e escuro. Ao final da faixa azul dois cadeirantes, um homem e uma mulher, e placa com símbolo de acessibilidade. Encostada na placa uma garota de biquíni, sem parte do braço direito, segura prancha de surf na vertical, observa homem correndo com prancha de surf embaixo do braço direito. Na parte da areia, do lado esquerdo da faixa de acessibilidade, há diversos personagens: um artista sem braços de pé, pinta uma tela com o pincel preso em sua boca; ao seu lado, duas mulheres sentadas, em postura meditativa; e homem com deficiência nos membro inferiores joga vôlei sentado e do outro lado da rede, mulher em pé em posição de saque com a bola. Do outro lado da faixa, homem em pé toca violão e uma mulher também em pé está com os braços para cima em movimento de dança; casal corre pela praia, sendo o homem guiado por um cão. Na parte inferior parte da do mar azul claro e uma faixa branca com as marcas de Lucas Aribé e do Aracaju Acessível.

 

No verso do panfleto, com fundo branco, a inscrição em cor azul marinho: Quem não gosta de ir ao cinema, ao teatro, visitar monumentos e museus, participar de eventos culturais e esportivos, não é mesmo? O acesso à cultura, à arte, ao turismo, ao esporte e ao lazer é um direito de todos. No entanto, para a pessoa com deficiência o cenário não é tão favorável assim.

 

Em teatros, museus, programas televisivos e outras atividades culturais, nem sempre as obras apresentadas estão em formato acessível. Outro problema comum nesses lugares e eventos é o desrespeito aos espaços e vagas reservadas para a pessoa com deficiência.

 

Essas são só algumas das cenas mais tristes que a gente vê diariamente. Mas essa história precisa mudar!

 

Cada um de nós tem um papel fundamental na virada deste roteiro. Quer saber como?

 

Abaixo, itens numerados de um a quatro, mostram ilustrações representativas de cada situação enumerada. Três delas estão inscritas em tarjas arredondadas e uma retangular, sendo todas na cor cinza claro. O número um destaca a fachada de um local com acesso à porta através de escada, rampa e corrimão; ao lado da porta, sinalização de acessibilidade para cadeirante afixada na parede. Abaixo o texto: Respeitando os direitos da pessoa com deficiência. O número dois, ao lado da primeira, mostra a ilustração de um homem cego usando bengala, e um balão de diálogo na direção da sua boca com três interrogações. Abaixo, em destaque, o texto:

Cobrando às autoridades e aos realizadores de eventos o cumprimento da lei. O número três, na linha abaixo, mostra ilustração com uma mulher em cadeira de rodas acenando com a mão direita e um balão de diálogo com três interrogações. Homem caminha em sua frente e balão de diálogo aparece na sua direção com o registro de três pontinhos. Abaixo, em destaque, o texto:Tomando atitudes que promovam a inclusão sempre que presenciar o desrespeito às leis e aos direitos da pessoa com deficiência. A quarta, disposta ao lado direito da terceira, apresenta ilustrações dos ícones: acessibilidade universal, cadeirante, libras, legenda, audiodescrição e braile. Abaixo e em destaque o texto: E praticando a arte da inclusão em todas as novas cenas que surgirem.

 

Na sequência, em tarja horizontal de cor azul, a inscrição, em letras brancas, do texto: Já que não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, que comecemos agora a escrever um novo final acessível, respeitoso e feliz. Afinal, o show da inclusão não pode parar!

 

Abaixo, o registro do site: lucasaribe.com.br, ícone do instagram @lucasaribe, ícone do facebook /aribelucas, ícone do youtube /jornalistalucasaribe e ícone do twitter /lucasaribe.

 

Fim da audiodescrição.

Audiodescritora: Fabiana Droppa

Consultor da audiodescrição: Lucas Aribé