Ação - Publicações

Audiodescrição - Exposição Unit

Exposição fotográfica composta por 42 fotos, sendo expostas em 14 painéis de papel, suspensos, com 3 fotos cada. Os painéis medem, 120 cm de altura por 60 cm de largura. As fotografias são coloridas.

Data de Publicação: 18 de Setembro de 2019

A exposição fotográfica realizada pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, faz parte da programação da 7ª Semana Aracaju Acessível.

As fotografias apresentam as condições de acessibilidade dos diversos espaços de esporte, cultura, turismo e lazer visitados durante os meses de agosto e setembro pelos estudantes universitários. Composta por 42 fotos, sendo expostas em 14 painéis de papel suspenso na cor marrom, cada um com 3 fotos. Os painéis medem, 120 cm de altura por 60 cm de largura. As fotografias são coloridas.

 

Painel 1

Imagem de uma descida íngreme, ladeada por um corrimão de madeira preso ao chão, a frente têm duas paredes de pedra recobertos por musgos tendo ao lado uma porta no formato circular de pedras. 

 

Imagem de uma escada com 6 degraus, cada degrau com tijolos enfileirados, construídos formando cada degrau, eles são recobertos em parte por musgos. 

 

Imagem de uma sala escura, na parede ao centro uma janela com duas grades de ferro, cimentados uma a frente e a outra atrás, contendo na vertical 5 barras e na horizontal 3 barras, por essa grade a claridade do dia entra pela janela. 

 

Painel 2

Imagem em diagonal para o chão tem uma pessoa vestindo calça jeans, de sandália e segurando bolsas. Anda pela calçada rachada, a sua frente uma tampa da rede de esgoto com vergalhão em U levemente levantado, a rua com buraco, em seguida a pista de pedestres. Entre a calçada e a rua temos um rego com papelões soltos e uma grande pedra solta. 

 

Imagem de uma calçada com piso apresentando buracos, a direita um portão de ferro e placa cor laranja, em frente um muro. Nesta calçada observa-se o piso tátil saindo do muro e indo em direção ao portão, mas foi passado cimento antes de chegar ao portão. 

 

Imagem em diagonal para o chão tem uma pessoa vestindo calça jeans, de sandália e segurando bolsas. Anda pela calçada rachada, a sua frente uma tampa da rede de esgoto com vergalhão em U levemente levantado, a rua com buraco, em seguida a pista de pedestres. Entre a calçada e a rua temos um rego com papelões soltos e uma grande pedra solta. 

 

Painel 3

Imagem em diagonal para o chão, à direita uma faixa de pedestres, na calçada pernas de duas pessoas passando. Ao fim da faixa um meio fio em desnível, seguida por calçadas de pedras com buracos recobertos por terra. Na calçada a frente da faixa de pedestre, um poste de energia com caixa coletora de lixo na cor laranja e uma barra de ferro nas cores preto e amarelo, neste temos uma corrente de ferro delimitando o espaço e a passagem de pessoas, ao lado uma motocicleta estacionada. 

 

Imagem de uma calçada e parte da rua, a calçada apresenta desníveis, pedras soltas, pisos táteis sem demarcação da finalização, tampa de ferro da energia elétrica, ao centro jogada uma caixa de remédio. 

 

Imagem de uma calçada demarcada por piso tátil de alerta, ao centro da calçada que finaliza em uma parede com contadores de energia. A esquerda um poste de energia, três faixas brancas verticais delimitando vagas de estacionamento na última encostado à parede, há a imagem parcial do símbolo universal da deficiência que foi recoberta pela faixa tátil de alerta. 

 

Painel 4

Imagem de uma rua de paralelepípedos e terra batida, temos duas casas, em frente de uma delas, duas meninas olham a rua, ao lado um menino segura uma sacola. As casas têm diferentes estruturas de calçadas em desnível e rampa. Em uma das casas existe um pequeno muro, à sua frente restos de madeiras e vaso de lixo. 

 

Piso em um mosaico de diferentes pisos e texturas, como por exemplo, cimento, desníveis na calçada e na rua, degraus com barra de ferro. Na parte superior uma casa com degrau e barra de ferro, na lateral esquerda um degrau e descida íngreme. A frente uma rampa não padronizada que permite a passagem de um cadeirante da calçada para a pista, ao lado um poste de energia, encostado nele um porta sol fechado e um homem com carro de madeira de frutas ao lado. 

 

Imagem de céu nublado com nuvens nas cores brancas e cinzas. Do lado direito temos casas de taipa e alvenaria com rede elétrica sustentadas por madeiras altas e tubulação de cimento a mostra. As mesmas foram construídas abaixo do nível do caminho de terra batida e grama, passando pelo caminho uma mulher com vestido azul e touca na cabeça, ao lado uma carroça de cavalo azul parada. 

 

Painel 5

Imagem da finalização dos pisos táteis direcional e de atenção, demarcando o início de duas descidas para baixo, uma escada e uma rampa que são gradeados por grades na cor preta. As mesmas conduzem a parte baixa da cidade, onde se observa árvores, casas e seus telhados. 

 

Imagem de uma esquina com faixa de pedestre com acentuado desnível da rua para a calçada, observa-se o rebaixamento tipo rampa da calçada para dar acesso às pessoas com deficiência e reduzida mobilidade. Ao lado na calçada um hidrante a frente da passagem de pedestres. 

 

Imagem de um espaço de lazer situado abaixo da ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, com bancos e mesa de cimento, algumas mesas foram arrancadas, circundadas por meio fio cor laranja sem possibilidade de um cadeirante entrar. Ao fundo encontra-se na parede de uma casa pinturas de grafiteiros em um mosaico de desenhos com mulher, pássaro, jovens, idosa e uma máscara folclórica. 

 

Painel 6

Imagem de céu azul com nuvens, casas construídas acima do nível da rua de paralelepípedos, a direita casa azul com 5 degraus construídas em paralelo a rua, em seguida um canteiro com uma árvore alta e verdosa, sombreando a casa e uma cadeira de plástico na cor verde e branca. As portas e janelas são gradeadas a frente uma mulher com vestido branco e preto e casaco rosa olha em direção oposta. 

 

Imagem de uma parede branca com tijolos na cor branca, ao meio uma porta na cor laranja acima uma lâmpada e embaixo um interruptor de luz e na parte inferior uma placa escrita ‘’Banheiro de funcionários‘’ e abaixo escrito em braile. 

 

Imagem de céu azul com poucas nuvens, temos casa construída acima do nível da rua que é de paralelepípedos. A mesma tem um portão delimitando e restringindo a passagem de pessoas na calçada. Frente da casa recoberto por azulejos nas cores branca e marron, portas e janelas gradeadas. A direita outra casa com frente simples pintada nas cores branca e verde.

 

Painel 7

Calçada de pedras portuguesas com pedras soltas e buracos, na lateral direita tem uma tampa de ferro de energia elétrica em desnível. A frente, duas placas de ferro cobrindo o meio fio, com o símbolo universal da pessoa com deficiência na cor amarela e azul com uma pessoa em cadeira de rodas. Delimitando o local de passagem para pessoas com deficiência e reduzida mobilidade. 

 

Imagem de um estacionamento de veículos delimitado por grades na cor amarelo, postes com luzes brilhantes. Sinalizações com símbolo de acessibilidade para pessoas com deficiência, demarcados por cones. O primeiro carro de cor branca está estacionado obstruindo a rampa de acessibilidade. 

 

Imagem do piso granilite em um ambiente interno, com piso tátil direcional indo de baixo para cima, sendo cortado por uma grelha e ralo de águas pluviais em alumínio. Passando por eles em paralelo temos o piso tátil de atenção seguido de um piso tátil de atenção e em seguida o início de uma escada. No canto superior esquerdo uma porta e a sua frente uma rampa na cor amarela. 

 

Painel 8

 

Imagem de um caminho de terra batida, esgoto a céu aberto, nas laterais casas de taipa , ao centro sobre o esgoto coberto por madeira duas crianças auxiliadas por uma mulher passam sobre o esgoto, em direção oposta vem um menino de cueca. 

 

Imagem de uma casa rosa, com telhados vermelhos, na parede duas janelas com grades, e a caixa do ar condicionado. Na lateral direita um canteiro de formato diagonal com grama e um pé de planta longa na cor roxa. Na calçada existe uma rampa para a rua e em seguida o símbolo universal da deficiência. 

 

Imagem de cima de uma calçada de paralelepípedos, apresentando declives e desníveis, bem como buracos grandes. No centro da calçada uma tampa de cimento para recolhimento de água pluvial em desnível e duas pessoas andam sobre a mesma. 

 

Painel 9

Imagem em diagonal ao centro duas pessoas passam pela faixa de pedestre, a direita e em frente a faixa um poste de energia elétrica, com caixa de coleta de lixo cor laranja. A rua e a calçada apresentam acentuado desnível, a esquerda e abaixo um bueiro de recolhimento pluvial com grade de ferro, ao centro uma tampa de ferro na calçada. 

 

Sobre o símbolo universal de deficiência pintado no chão, três jovens sentadas com olhar expressivo. A primeira da esquerda para a direita tem cabelos longos, veste camisa branca, short vermelho e tênis branco, na sua perna esquerda usa uma calha amarrada na panturrilha indo até o pé auxiliando na deambulação. A jovem do meio tem cabelos longos no ombro direito, veste camisa rosa, short jeans e tênis branco, as pernas estão dobradas. A jovem da direita tem cabelos claros longos, veste camisa curta branca, calça marrom e tênis branco no pé esquerdo, e apresenta amputação trans-femural da perna direita. O braço direito segura a perna esquerda e a direita segura uma muleta canadense de alumínio articulada. 

 

Imagem parcial de baixo para cima de duas casas de blocos vermelhos, fios de energia amarrados a um pedaço de pau de uma casa para outra através de um corredor, acima em edifício de apartamentos cobertos com azulejos nas cores branca e verde. 

 

Painel 10

Imagem de céu nublado com nuvens brancas e cinzas, por uma rua de terra batida um homem caminha, ao lado tubulação de esgoto a mostra. A direita casas de taipa, barro e alvenaria, ao lado uma carroça de cavalos parada. 

 

Imagem parcial de uma rua e um muro alto com cerca elétrica. Apresenta calçada em desnível, colocados pisos táteis de alerta e entre eles a símbolo universal de deficiência, a frente rua e ao fundo casas e vegetação de arbustos. 


 

Imagem com céu azul com nuvens, abaixo duas casas com grades nas janelas e nas portas construídas acima do nível da rua que é de paralelepípedos, a sua frente três degraus em direção a porta, encostada temos uma bicicleta na cor rosa. 

 

Painel 11

Céu com nuvens, terreno cercado nas suas dimensões por construções de casas com tijolos vermelhos, no chão pedaços de madeiras e um carrinho de criança na cor azul, à frente do terreno uma vala em seguida um alicerce e madeiras jogadas. 

 

Imagem de uma rua a direita prédios de apartamentos, no centro um canteiro com grama verde e 3 coqueiros e árvores ao fundo. No centro uma rua de duas vias com 2 carros em direção oposta ao lado direito um muro nas cores azul e branca, abaixo uma calçada com desnível, a frente um ponto de ônibus no meio da calçada, sendo duas barras de ferro,uma delas com lixeira cor laranja, sustentando um balde das cores laranja. 

 

Imagem de céu nublado, a direita terreno alto recoberto por capim e barro , abaixo grande declive por onde passa um caminho e nele tubulação de esgoto amostra no chão de terra batida, em seguida 4 casas, ao fundo árvores. 

 

Painel 12

Imagem de uma casa a direita, a sua frente calçada em rampa e ao nível da rua, na porta existe uma rampa para passagem de pessoa com deficiência, na mesma, um carro branco estacionado, ao lado outro carro da mesma cor estacionado. 

 

Imagem de céu nublado, ao fundo prédios de diferentes tamanhos e andares, torre telefônica, da direita para a esquerda um rio corrente, a frente separando o rio da terra, pneus de cor amarelo, sobre eles um galho de árvore, uma cerca e um poste. 

 

Imagem de uma calçada de pedras, com buracos e pedras soltas. A direita uma porta de vidro e ao lado uma rampa, na lateral esquerda da rampa existe uma tampa de ferro em desnível e uma barra de ferro. Ao redor da rampa a calçada com pedras. 

 

Painel 13

Imagem do muro de uma casa de esquina entre duas ruas, calçadas altas em desnível e buracos em relação a rua. A direita uma rua com carros parados com faróis ligados em frente a uma passagem de pedestres, no meio pessoas sentadas na calçada e outros em pé obstruindo a passagem. 

 

Imagem de céu nublado, ao fundo árvores verdes de diferentes tamanhos, no meio capim e arbustos, a esquerda e abaixo uma calçada com capim encobrindo a mesma, pista e calçadas molhados. Acima um poste de transmissão de energia. 

 

Céu azul com nuvens, entre o céu surge uma rajada nas cores laranja e amarela. Encosta de uma montanha com diferentes construções de casas de andar e edifícios construídos na parte superior da montanha, entre elas algumas árvores e coqueiros. 

 

 

Painel 14

Imagem céu azul com nuvens, um menino em movimento corporal de corrida, veste camisa do flamengo nas cores preto e vermelho, chão de terra batida com pedras, à direita casa de alvenaria, no fundo casa de taipa com uma bicicleta na frente. 

 

Imagem parcial de uma rua de paralelepípedos e calçada com buracos, ao lado casa de tijolos com uma jardineira com plantas a direita. Na rua pessoas andando ao fundo céu azul com nuvens e fios elétricos. 

 

Imagem em preto e branco de uma rua de terra batida, nela um homem caminha, tubos de cimento da rede de esgoto sobre a terra e em seguida esgoto a céu aberto. A direita casas de alvenaria e taipa ao lado uma carroça de cavalos estacionada. 

 

Fim da exposição

 

Audiodescrição: Cândida Luísa Pinto Cruz

Consultor: Welington Santos