Notícias

Encontro de Libras do IFS debate inclusão dos surdos na sociedade

Data de Publicação: 16 de Setembro de 2019

#PraTodoMundoVer Auditório com pessoas sentadas de frente para o palco, onde está o palestrante fazendo sinal em Libras

#PraTodoMundoVer Auditório com pessoas sentadas de frente para o palco, onde está o palestrante fazendo sinal em Libras

O 2º Encontro de Libras do Instituto Federal de Sergipe (IFS), realizado nesta segunda-feira, 16, reuniu palestras e debates sobre inclusão e a comunicação do surdo na sociedade. O evento, que faz parte da 7ª Semana Aracaju Acessível, aconteceu na Sociedade Semear.

Lucas Aribé, organizador da Semana, destacou a importância de se discutir os direitos da pessoa com deficiência e o acesso a todos os espaços. “Precisamos de eventos como esse para sensibilizar. É uma oportunidade de vivência com as pessoas surdas para mostrar situações que, para muitos, são muito fáceis de participar. É fácil ir ao cinema, museu, ou ir a um estádio e ter acesso a cultura. Mas, para alguns, isso é muito difícil porque não existe acessibilidade. Que bom seria chegar o dia em que não se precise mais falar a palavra inclusão, que a gente viva em ambientes inclusivos e acessíveis”, pondera o vereador.

#PraTodoMundoVer Plataforma com três pessoas sentadas em sofás e ao centro há uma mesinha e bolas

#PraTodoMundoVer Plataforma com três pessoas sentadas em sofás e ao centro há uma mesinha e bolas

A ideia teve início a partir de uma atividade que seria desenvolvida em sala de aula, em 2018, pela professora do IFS Josilene Barbosa. Entretanto, o evento tomou uma proporção maior e, hoje, conta com a participação de mais de 200 inscritos. Este ano, o encontro é a culminância do projeto de inovação pedagógica desenvolvido com os estudantes do Instituto, que tem como objetivo trabalhar a humanização da educação.

“Estamos sempre trazendo, dentro de outras disciplinas, a questão da humanização voltada para inclusão. Esse ano, estamos tratando o tema Libras - a raiz da comunicação. É uma forma de alertar que a sociedade precisa respeitar o direito do surdo de se comunicar através de sua língua materna. Libras é a segunda língua do país, mas a população brasileira ainda desconhece essa informação”, reforça a professora Josilene.

Para o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Geraldo Ferreira Filho, que é surdo, é preciso promover ainda mais o debate sobre o papel da pessoa com deficiência na sociedade. “Em Aracaju, algumas questões têm começado só agora. Isso tem crescido, mas ainda não estamos prontos. É por isso que a comunidade surda precisa lutar”, garante.

A Arte de Incluir

A 7ª Semana Aracaju Acessível, que este ano tem como tema A Arte de Incluir, segue até o dia 22. Serão diversos eventos e atividades inclusivas, em defesa dos direitos da pessoa com deficiência ao esporte, turismo, cultura e lazer com base no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão.