Notícias

Passeio ciclístico Pedalando Sem Barreiras marca início da Semana Aracaju Acessível

Data de Publicação: 15 de Setembro de 2019

#PraTodoMundoVer Imagem do alto mostra grupo de ciclistas em avenida

#PraTodoMundoVer Imagem do alto mostra grupo de ciclistas em avenida

Foi dada a largada à 7ª Semana Aracaju Acessível. O passeio ciclístico Pedalando Sem Barreiras, realizado neste domingo, 15, marcou a abertura oficial do maior evento de acessibilidade da capital sergipana, idealizado pelo vereador Lucas Aribé, em uma manhã de inclusão e respeito às diferenças.
 
#PraTodoMundoVer Grupo de ciclistas durante o passeio

#PraTodoMundoVer Grupo de ciclistas durante o passeio

“Há seis anos abrimos a Semana Aracaju Acessível com o passeio Pedalando Sem Barreiras. Ele tem a finalidade de possibilitar uma vivência inclusiva na cidade e, neste ano, como um dos eixos temáticos aborda o turismo, passamos por pontos turísticos da cidade, conhecendo mais da sua história e reforçando o nosso senso de pertencimento. Aracaju é para todos, sem qualquer distinção”, disse Aribé.
 
#PraTodoMundoVer Em primeiro plano, Lucas Aribé cantando e, ao fundo, um trio pé-de-serra

#PraTodoMundoVer Em primeiro plano, Lucas Aribé cantando e, ao fundo, um trio pé-de-serra

Mais de 100 pessoas saíram do Parque da Sementeira rumo ao Museu da Gente Sergipana, onde tiveram um momento de interação com um trio pé-de-serra e uma visita guiada ao museu. Durante os 5km de percurso, os participantes pararam em pontos icônicos da cidade, como o Mirante da Treze e o Teatro Atheneu, ouvindo uma verdadeira aula sobre a história de Aracaju com os parceiros da Ciclo Urbano.
 
Além da inclusão, Silvânia Ferreira conta que aprendeu mais sobre a cidade com a iniciativa. "A ideia de passar por pontos turísticos e históricos foi muito boa. Conheci mais sobre Aracaju, em um momento especial", afirma. 
 
#PraTodoMundoVer Vitor em pé fazendo sinal em Libras

#PraTodoMundoVer Vitor em pé fazendo sinal em Libras

O trajeto foi acessível a todos, com audiodescrição e intérprete da Libras, além das bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. Todos os anos, desde que foi criado o passeio, Luciana Celi Neves Bezerra leva seu filho Vitor Bezerra, que é surdo. 
 
"O Pedalando Sem Barreiras é maravilhoso em proporcionar essa harmonia entre todas as pessoas com deficiência. A qualidade da intérprete que acompanhou o passeio também foi incrível, porque Libras não é gesto, é uma língua", reforça. "Foi muito bom o passeio, eu gosto muito de pedalar. O percurso também foi muito bom", completa o jovem Vitor. 
 
A Arte de Incluir
 
A 7ª Semana Aracaju Acessível, que este ano tem como tema A Arte de Incluir, segue até o dia 22. Serão diversos eventos e atividades inclusivas, em defesa dos direitos da pessoa com deficiência ao esporte, turismo, cultura e lazer com base no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão.