Notícias

Dia do Educador Especial: Lucas Aribé homenageia profissionais e cobra ações do poder público

Data de Publicação: 22 de Agosto de 2019

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé falando na tribuna, usando terno cinza e gravata vermelha

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé falando na tribuna, usando terno cinza e gravata vermelha

Na data em que se comemora o Dia do Educador Especial, nesta quinta-feira, 22, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para enaltecer e homenagear os profissionais que se dedicam à inclusão. O parlamentar também falou sobre um Projeto de Lei de sua autoria voltado para a educação inclusiva.

 

Segundo Lucas, falta a atenção devida da sociedade e do poder público para promover o acesso ao conhecimento para pessoas com deficiência. “O sistema não está preparado para acompanhar o desenvolvimento dessas pessoas. A educação inclusiva é a educação para todos, em que todas as pessoas têm acesso ao conteúdo e ao conhecimento das diversas formas possíveis”, pontuou.

 

Embora seu mandato já tenha tido conquistas relacionadas à área, o parlamentar fez questão de registrar que muito mais poderia ter sido feito, caso houvesse mais comprometimento dentro da própria Câmara. “Com isso não existe lado político, estamos do lado dos cidadãos. Já apresentamos leis importantes voltadas para a educação inclusiva, e tentamos tantas outras, que o Executivo vetou e a Casa manteve o veto”, lamentou.

 

O vereador também criticou a falta de políticas públicas e ações efetivas do poder municipal para garantir o ensino de qualidade e acessível. “Precisamos de ações concretas a curto, médio e longo prazo. Educação é um direito fundamental e tem que ser encarada como prioridade de qualquer gestor, assim como a acessibilidade, mas ainda não conseguimos conscientizar as autoridades”, afirmou Lucas Aribé.

 

Semana para Sensibilização

 

Para tentar mudar essa realidade e buscar dar mais visibilidade a esse público, o vereador Lucas Aribé protocolou o Projeto de Lei nº 238, que institui a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva. O objetivo do projeto, feito em parceria com o deputado Iran Barbosa, que propôs a semana na esfera estadual, é defender os direitos dos alunos e promover inclusão das pessoas com deficiência.

 

A ideia é que a semana seja celebrada sempre no período que abrange o dia 14 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. “Esse projeto tem como objetivo chamar atenção para o que deve ser feito e as ações que precisam ser articuladas em prol da educação inclusiva. Espero que seja colocado para votação em breve”, disse Lucas Aribé.