Notícias

Lucas critica falta de autonomia da CMA

Data de Publicação: 07 de Agosto de 2019

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé discursando na tribuna da Câmara, usando terno cinza e gravata vermelha

#PraTodoMundoVer Lucas Aribé discursando na tribuna da Câmara, usando terno cinza e gravata vermelha

A falta de isenção na análise dos Projetos de Lei na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi tema de críticas feitas pelo vereador Lucas Aribé (PSB), líder da oposição. Durante discurso na sessão desta quarta-feira, 7, o parlamentar cobrou mais independência e parcialidade da Casa no que diz respeito à aprovação de proposituras.

Para o parlamentar, há um tratamento diferenciado quando os projetos envolvem oposição e situação. Em seu discurso, Lucas lembrou que, no ano passado, teve um projeto rejeitado pela Comissão de Justiça – o PL 187/2018, que trata sobre a implantação de sistema de energia solar nos prédios públicos do município. Entretanto, um projeto similar, apresentado agora por um vereador da situação, passou pelas comissões e foi aprovado em plenário.

“Minha análise é em relação à Comissão de Justiça da Casa, e não ao projeto do colega. Estamos tendo aqui diversos projetos de leis criando programas que geram despesa. Esses programas estão passando pelas comissões, porque aqui o que prevalece é a autoria”, criticou.

Segundo Lucas Aribé, há propostas de vereadores da situação que, mesmo gerando despesas à administração municipal, seguem tramitando. “Qual a diferença entre o projeto de um parlamentar da oposição e um da situação? Apenas a autoria. O parlamento trabalha hoje como uma casa de interesses, quando deveria ser de interesse coletivo. É preciso ter isenção, autonomia e respeito”, reforçou o líder da oposição.