Notícias

Confira como ter acesso aos equipamentos de acessibilidade nos cinemas de Aracaju

Data de Publicação: 25 de Julho de 2019

Excelente opção de fomento à cultura, ao conhecimento e à diversão, o cinema é queridinho de muitos cidadãos. A sétima arte surgiu há mais de cem anos, porém nem todas as pessoas tinham a oportunidade de assistir a uma sessão de filme por falta de acessibilidade. 

A partir da Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), os cinemas passaram a ter que proporcionar às pessoas com deficiência, dentre outras obrigações, espaços e assentos acessíveis, além de recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda e janela de intérprete da Libras).

Desde o início de julho, as duas unidades de uma rede de cinemas que opera em Aracaju receberam equipamentos que possibilitam às pessoas com deficiência visual e auditiva o acompanhamento de diversos filmes com os referidos serviços. Infelizmente, ainda não é possível assistir a todos os filmes com acessibilidade, mas é de grande valia conhecer os serviços que estão à disposição do público.

Neste tutorial, você saberá quais procedimentos devem ser seguidos para participar de uma sessão de cinema com acessibilidade.

#PraTodoMundoVer Imagem com texto explicando o acesso de pessoa com deficiência às salas de projeção

#PraTodoMundoVer Imagem com texto explicando o acesso de pessoa com deficiência às salas de projeção

O ACESSO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA ÀS SALAS DE PROJEÇÃO

Condição Geral

1 – Escolhe o filme que deseja assistir

2 – Munida de carteira de identificação emitida pela instituição/associação a qual é vinculada, dirige-se ao caixa preferencial e apresenta seu interesse, inclusive indicando a poltrona desejada.

3 – Todas as pessoas com deficiência têm direito à gratuidade nos cinemas dos shoppings de Aracaju, desde que apresentem a carteira institucional que as identifica. Os acompanhantes dessas pessoas têm direito à meia entrada.

4 – Na sequência, já com o bilhete de acesso, caso não esteja acompanhada, é guiada pela equipe do cinema à respectiva sala de projeção.

#PraTodoMundo Imagem com texto explicando condições específicas para pessoas com deficiência visual ou auditiva

#PraTodoMundo Imagem com texto explicando condições específicas para pessoas com deficiência visual ou auditiva

Condição Específica para pessoas com deficiência visual ou auditiva

1 – Escolhe o filme que deseja assistir

2 - Munida de carteira de identificação emitida pela instituição/associação a qual é vinculada, dirige-se ao caixa preferencial, e apresenta seu interesse, inclusive indicando poltrona desejada.

3 – Identificada como pessoa com deficiência visual ou auditiva, é informada sobre a disponibilidade de recursos de acessibilidade para assistir o filme escolhido e de como ter acesso aos mesmos.

4 – Recebe então o Termo de Responsabilidade (cópia anexa), lê, preenche os campos específicos, assina e devolve ao caixa. É importante garantir acessibilidade às pessoas com deficiência visual para leitura, preenchimento e assinatura desse Termo.

5 – Na sequência, já com o bilhete de acesso, recebe o equipamento e é conduzido à respectiva sala de projeção, onde então é instalado o aplicativo no equipamento disponibilizado.

6 – Ao final da sessão, devolve o equipamento e dá baixa no Termo.

#PraTodoMundoVer Imagem com texto explicando as características

#PraTodoMundoVer Imagem com texto explicando as características

Característica

1 – O Shopping Riomar disponibiliza diariamente um total de 9 equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

2 - O Shopping Jardins disponibiliza diariamente um total de 11 equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

3 – O Termo de Responsabilidade não é acessível para pessoas com deficiência visual