Notícias

Executivo sanciona Lei que institui Bengala Verde em Aracaju

Data de Publicação: 17 de Julho de 2019

Proposta pelo vereador Lucas Aribé (PSB) há mais de um ano, foi sancionada a Lei nº 5.233/2019, que prevê a utilização da bengala verde como instrumento auxiliar de apoio para pessoas diagnosticadas com baixa visão no município de Aracaju. Agora, a administração municipal deverá divulgar e buscar conscientizar a população sobre a nova metodologia.

A bengala na cor verde deverá ser usada por pessoas com visão inferior a 30%, e tem as mesmas características e especificidades que a bengala na cor branca. Para Lucas Aribé, a lei é mais um avanço para a inclusão das pessoas com deficiência em Aracaju.

“Com a sanção dessa lei, as pessoas com baixa visão serão muito mais reconhecidas pela sociedade, uma vez que haverá campanhas de conscientização sobre as diferenças entre as pessoas que não enxergam e as que possuem visão subnormal. Agradeço à diretoria da Adevise, por me escolher para ser o autor projeto que agora é lei”, comemora o vereador, lembrando a parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise).

No Brasil, a iniciativa foi do Grupo Retina São Paulo, em 2014, que atualmente promove a campanha Bengala Verde para disseminar a iniciativa em território nacional. A cor verde foi escolhida por simbolizar esperança de "ver-de novo", "ver-de-outra forma”. 

Além de Aracaju, a medida já é adotada em cidades como Curitiba, Juiz de Fora (MG) e Campos dos Goytacazes (RJ).