Notícias

Lucas Aribé integra comissão de acessibilidade da Faculdade Pio Décimo

Data de Publicação: 10 de Julho de 2019

#PraTodoMundoVer Dois homens e três mulheres sentados ao redor de uma mesa redonda sorrindo para a câmera

#PraTodoMundoVer Dois homens e três mulheres sentados ao redor de uma mesa redonda sorrindo para a câmera

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, foi nomeado membro permanente da Comissão de Acessibilidade da Faculdade Pio Décimo. Na primeira reunião da equipe, realizada na noite desta terça-feira (9), o parlamentar conheceu o plano de adequações que estão sendo realizadas pela instituição de ensino superior visando atender as recomendações do Ministério da Educação (MEC) em atenção à Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

O trabalho da Comissão está focado nas seis dimensões da acessibilidade e, para além dos ajustes na estrutura arquitetônica, integram o plano de metas, ampliar a oferta do curso de Libras à comunidade acadêmica gratuitamente, bem como o início do curso de Braille. Para o começo do segundo semestre, está prevista a inauguração da nova biblioteca acessível.

Também já foi estabelecido que serão implementados recursos de acessibilidade no site da Faculdade e também nos cardápios dos restaurantes e lanchonetes do campus Jabotiana. Outra meta definida pela Comissão é a presença de um intérprete de Libras e de audiodescritores em todos os eventos oficiais da Pio Décimo.

Lucas Aribé valorizou a iniciativa da Faculdade Pio Décimo, lembrando que o esforço da instituição em prol da acessibilidade será validado também pelo engajamento da comunidade acadêmica. “A instituição, atualmente, não tem alunos com deficiência, porém está preparando sua política de acessibilidade não apenas para atender ao que determina o MEC, mas porque deseja ser um espaço onde, de fato, a inclusão é estimulada constantemente. Fico feliz em perceber isso”, disse.

Participaram da reunião a coordenadora da Biblioteca, Edma Leite, a pedagoga Alda Valéria, presidente da Comissão, e a diretora acadêmica, a profa. msc. Lenalda Dias dos Santos.