Notícias

Lucas Aribé cobra recursos de acessibilidade na comunicação de órgãos públicos

Data de Publicação: 05 de Junho de 2019

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, voltou a cobrar a implantação de recursos de acessibilidade no material de comunicação de órgãos públicos do município. No grande expediente da sessão desta quarta-feira (5), o parlamentar expôs os critérios estabelecidos pela Lei Municipal 3007/2002, que tem como finalidade a garantia da inserção de recursos como a janela com intérprete de LIBRAS e legenda em toda a publicidade oficial da administração pública direta e indireta.

 

Da Tribuna, Lucas apresentou vídeos produzidos pela Prefeitura e pela TV Câmara de Aracaju, que não oferecem qualquer tipo de acessibilidade.  “O Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas e, em Aracaju, essa população está impedida de ter acesso ao conteúdo informativo da cidade”, lamentou o vereador, que também cobrou iniciativa das emissoras de televisão do Estado para que insiram os recursos acessíveis em sua programação.

 

Lucas salientou que essas tecnologias assistivas asseguram a comunicação e interação social entre as pessoas com deficiência e as demais. “Acima de tudo estamos falando do respeito à condição dessas pessoas que são cidadãs, possuem direitos adquiridos, por isso, todo cuidado é pouco para que seja assegurada a acessibilidade plena”, finalizou Aribé.