Notícias

Vereador Lucas Aribé destaca ações da campanha das calçadas em Aracaju

Data de Publicação: 17 de Maio de 2019

O vereador Lucas Aribé (PSB) apresentou, nesta quinta-feira (16), um balanço parcial da campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas desde o dia 24 de abril visando conscientizar a população aracajuana sobre a necessidade de que os passeios estejam livres de obstáculos para os pedestres.

De porta em porta, Lucas já percorreu cinco bairros da capital sergipana juntamente com a caravana da acessibilidade e flagrou diversas situações que ferem o direito de ir e vir de quem anda a pé pelas calçadas. “Estivemos nos bairros Coroa do Meio, Farolândia, Sol Nascente, Santa Tereza e Inácio Barbosa e, infelizmente, notamos que muitas pessoas estão ocupando os espaços indevidamente com carros, cadeiras, entulhos e outros obstáculos”, afirmou o vereador.

Lucas também destacou o início da entrega do Jogo das Calçadas em escolas da capital, um material educativo destinado para crianças do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. “Esta semana já visitamos o Colégio Babylândia, o Liceu, o Coesi e a APAE com mais de 750 jogos entregues. Até o final da campanha iremos nas escolas municipais, estaduais e instituições de assistência à pessoa com deficiência, totalizando três mil exemplares distribuídos”, detalhou o vereador, ressaltando que o jogo também será disponibilizado para reprodução pela internet.

Nas plataformas digitais, postagens educativas orientam a população sobre os comportamentos inapropriados de ocupação das calçadas e mostra bons exemplos de cidadãos que abraçam a campanha e, prontamente, removem as barreiras dos passeios de sua residência. O site de Lucas também disponibilizou um ebook que explica o passo a passo de como o munícipe pode se tornar um guardião das calçadas.

O vereador chamou atenção para a recorrência da pauta. Segundo ele, a problemática das calçadas na capital já norteou outras ações do seu mandato, mas infelizmente, a inércia do Poder Público dificulta a sua resolução. “Infelizmente, os gestores viram as costas e a população continua sofrendo e sendo exposta aos riscos de caminhar por calçadas sem segurança, conforto e autonomia”, lamentou Lucas Aribé.

 Apoio

Os vereadores Emília Correa e Américo de Deus fizeram apartes ao discurso de Lucas Aribé, valorizando a iniciativa da campanha, classificada por eles como imprescindível. “Essa campanha demonstra o comprometimento do vereador Lucas Aribé que tem agido conforme sua preocupação não somente com as pessoas com deficiência, mas com todos”, disse Emília. “Essas visitas aos bairros para orientar a população é uma ação proativa do vereador. Parabéns pelo projeto belíssimo”, completou Américo.

Ao adotar uma atitude cidadã eliminando as barreias de sua calçada, o cidadão aracajuano pode compartilhar pelas redes sociais com a hastag #GuardiaodasCalcadas ou através do whatsapp do Gabinete  99180-0852.