Notícias

Jogo ensina como deixar as calçadas livres de obstáculos

Data de Publicação: 13 de Maio de 2019

#PraTodoMundoVer - Menino sentado segura jogo

#PraTodoMundoVer - Menino sentado segura jogo

 A Campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude” iniciou esta semana com um importante passo rumo à conscientização da população aracajuana. Começou nesta segunda-feira, 13, a distribuição de um jogo educativo nas escolas das redes públicas e privada de Aracaju.

 

“A intenção é que as crianças tornem-se multiplicadoras dessa mensagem de cidadania que estamos disseminando através da campanha e que elas aprendam desde cedo as práticas que permitem o livre caminhar de todos pelas calçadas da cidade”, explicou o idealizar do jogo, o vereador Lucas Aribé, ressaltando ainda que três mil cópias do jogo serão distribuídas e as unidades de ensino poderão ter acesso ao material para reprodução.

 

#PraTodoMundoVer - Alunos em sala observam jogo

#PraTodoMundoVer - Alunos em sala observam jogo

O tabuleiro simula uma cidade e ao circular pelas calçadas, cada jogador vai se deparando com situações que impedem a passagem de quem anda a pé. Ele avança a medida em que essas barreiras são eliminadas. A coordenadora pedagógica do Coesi, Elisângela Dantas, uma das primeiras instituições a receber a visita, valorizou a proposta da campanha. “Trabalhamos com metodologias ativas de forma que nosso aluno realmente seja protagonista do conhecimento e esse tipo de jogos os ajuda a desenvolver essa habilidade”, disse.

 

A campanha das calçadas é uma mobilização do gabinete do vereador Lucas Aribé em prol de uma Aracaju mais caminhável. “A nossa caravana da acessibilidade está percorrendo vários bairros e não é difícil se deparar com passeios obstruídos, mas acreditamos que estamos no caminho certo e através do diálogo a nossa sociedade vai compreender que o respeito ao direito de ir e vir do próximo é um exercício de cidadania que deve ser aplicado diariamente”, destacou o parlamentar.