Notícias

Vereador Lucas Aribé retoma os Projetos Ouvindo Você e Caravana da Acessibilidade

Data de Publicação: 25 de Janeiro de 2019

Rua, esquina e calçada com sacos de lixo sob piso tátil

Rua, esquina e calçada com sacos de lixo sob piso tátil

 

Os Projetos Ouvindo Você e Caravana da Acessibilidade, ambos idealizados pelo mandato do Vereador Lucas Aribé (PSB), foram retomados em janeiro deste ano, durante o recesso parlamentar. Os projetos, embora autônomos, funcionam de forma complementar e harmônica. Enquanto o primeiro consiste em ir às ruas conversar com a população e ouvir seus anseios, e identificar nos equipamentos públicos o que pode vir a ser melhorado nestes locais através de proposituras e demais medidas necessárias ao seu bom desenvolvimento, a Caravana da Acessibilidade observa as principais barreiras existentes nas calçadas, ruas e espaços públicos, para que também sejam elaboradas as devidas proposituras sanativas às irregularidades encontradas.

A cada semana o vereador define com sua equipe o bairro e os equipamentos a serem visitados, e o primeiro escolhido foi o Centro da Capital Aracajuana. Durante duas semanas foram pesquisados neste bairro diversos equipamentos públicos, observando como é realizado o atendimento às pessoas com deficiência e quais as principais barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas encontradas.

Neste bairro os principais locais visitados foram: a Rua do Turista; as Praças Olímpio Campos, Camerino, Fausto Cardoso e Almirante Barroso; os Mercados Antônio Franco, Maria Virgínia Leite Franco e Thales Ferraz, a Galeria Álvaro Santos, o Terminal Fernando Sávio, Posto de Saúde Maria do Céu, Posto da Guarda Municipal no Mercado e a Estação Cidadania, prédio que abriga diversos Conselhos Municipais, incluindo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

“Definimos o Centro de Aracaju por considerarmos um local de grande fluxo de pessoas, além de ser um dos principais bairros da Cidade. Encontramos problemas com relação à falta de acessibilidade, segurança, limpeza, infraestrutura e pedimos mais atenção da Prefeitura com os espaços públicos”, comentou Lucas.

 

Ouvindo Você

 

Terminal Fernando Sávio - estrutura deteriorada

Terminal Fernando Sávio - estrutura deteriorada

 Ao ouvir os anseios da população, o Vereador Lucas Aribé e sua equipe identificaram situações muito pertinentes, como as apresentadas no Terminal de Integração Fernando Sávio. Os principais reclames trazidos por quem se encontrava no local foram no sentido de que o terminal como um todo precisa de reforma urgente, pois sua estrutura física está bastante depreciada e não mais comporta o grande fluxo de pessoas que passa todos os dias por lá. Além disso, também existe a falta de manutenção dos banheiros do terminal, o que causa transtornos a quem precisa utilizá-los.

Outro problema mencionado pelos moradores, clientes e comerciantes do Centro foi a necessidade de padronização das bancas existentes na Praça Olímpio Campos (Praça da Catedral Metropolitana), ponto turístico de nossa Capital. A estrutura de metal das bancas está deteriorada, e suas coberturas estão rasgadas, precisando urgentemente passar por melhorias. Na mesma praça um pedido constante é a instalação de bancos para que os cidadãos possam parar um momento para descansar enquanto apreciam o espaço.

 

Caravana da Acessibilidade

Cavaletes sob o piso tátil

Cavaletes sob o piso tátil

 O trabalho elaborado pela Caravana da Acessibilidade, que é um projeto permanente do mandato do Vereador Aribé, foi às ruas em busca de identificar, no Centro, quais as principais demandas existentes. Muitas irregularidades arquitetônicas foram encontradas, como: desníveis gritantes entre as calçadas; obstáculos que impedem a passagem de quaisquer pessoas pelo passeio público; ausência de sinalização tátil; e rampas de acesso às calçadas fora dos padrões estabelecidos pelas normas técnicas. Também foram encontradas barreiras atitudinais: colocação de cavaletes sob o piso tátil; carros estacionados em cima das calçadas, materiais de construção ocupando todo o espaço destinado aos pedestres, etc.

Como resultado deste trabalho, foram protocoladas na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) mais de 40 proposituras, destinadas aos diversos órgãos municipais e estaduais, visando corrigir os problemas apontados. Outros encaminhamentos estão sendo analisados, como a realização de reuniões e estudos complementares, no intuito de fazer com que o Poder Público assuma seu papel de garantir o direito de ir e vir de todos os aracajuanos.

Para o Vereador Lucas, o projeto Ouvindo Você e a Caravana da Acessibilidade são de grande importância para que todos possam desenvolver uma consciência cidadã, lutando por uma cidade justa e inclusiva. “Não se pode admitir a existência de espaços ou equipamentos públicos inacessíveis, a começar pelas calçadas. Fazemos os levantamentos, apontamos as demandas e buscamos as soluções junto a quem de direito. Insistiremos na conscientização de que todos os cidadãos podem e devem transitar com liberdade, segurança e autonomia em Aracaju”, finalizou o parlamentar.