Dia a Dia

Aribé faz reflexão sobre o dia mundial e municipal do pedestre celebrado em 8 de agosto

Data de Publicação: 08 de Agosto de 2018

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está se pronunciando na tribuna da Câmara

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está se pronunciando na tribuna da Câmara

“As pessoas precisam entender a importância do pedestre no processo de mobilidade urbana”. Essa foi uma das reflexões feitas pelo vereador Lucas Aribé (PSB) durante seu discurso na manhã dessa quarta-feira, 8 de agosto, na Câmara Municipal de Aracaju.
Lucas lembrou ainda que nessa data é comemorado o dia mundial e municipal do pedestre, o último de autoria do parlamentar com a lei 4.995/2017. “As pessoas precisam entender a importância do pedestre no processo de mobilidade urbana, como ele se sente nos espaços que tem direito de transitar e de que forma o direito do pedestre está sendo respeitado ou não nas cidades”, explica.

Segundo Aribé, o pedestre é prioridade em qualquer processo de mobilidade urbana ou projeto que se busque melhorar a condição de mobilidade e está estabelecido no Código de Mobilidade Urbana, previsto na Lei Federal nº12.587/2012. Os transportes não-motorizados são prioridades e o pedestre é a prioridade número um por uma questão lógica. “Antes da pessoa ser motorista, ela é pedestre. Portanto, todos nós somos, assim como uma pessoa cadeirante também é pedestre, a criança em um carrinho de bebê é pedestre. Pedestre é todo mundo”, mostra.

O parlamentar afirma que existem muitas leis e todas elas não representam nada porque não são cumpridas com rigor. “Faço um desafio aos aracajuanos e peço que me apontem uma calçada de Aracaju que seja plenamente acessível. Não existe. As pessoas têm suas  calçadas e as querem com beleza estética e esquecem de sua funcionalidade. Calçada
não é só um piso brilhante, está ali para que todos os pedestres possam transitar. Precisamos de calçadas que funcionem adequadamente para que pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida possam passar por ela sem nenhum risco, que estejam sem barreiras de estrutura e sem obstáculos”, aponta.


Dia Mundial do Pedestre
O Dia Mundial do Pedestre é celebrado globalmente em 8 de agosto, todos os anos, e é uma data comemorada oficialmente até mesmo pela ONU, pois os riscos à vida e a segurança dos pedestres são, na prática, riscos que atingem todas as pessoas que, em algum momento, saem de suas casas.

O pedestre é, via de regra, o componente do trânsito mundial mais frágil – e é neste ponto que surge um problema significativo. Se é o ser mais frágil que participa deste sistema, deveria ser o mais protegido. Na prática, no entanto, não se observa esta preocupação. A gravidade disso está no fato de que condutores de veículos também são pedestres. Ao não cuidarem da integridade e segurança das outras pessoas, estão colocando em risco sua própria vida ao saírem de seu automotor.

A Organização Mundial da Saúde estima que a cada semana morram mais de cinco mil pessoas no trânsito ocupando a posição de pedestre. Isso representa cerca de um quarto de todas as mortes que ocorrem no trânsito. A gravidade deste número é que pedestres não andam a velocidades perigosas e sua atividade não deveria ser potencialmente fatal. Pedestres não estão expostos à possibilidade de falha mecânica ou de perder o controle de sua condução. Por isso, toda morte de trânsito de alguém que está caminhando na rua poderia ser evitada. Isso significa que ao menos um quarto de todas as mortes de trânsito no mundo poderiam ser poupadas.

Segundo a própria Organização das Nações Unidas (ONU), ainda há muito o que se fazer para tornar o nosso planeta mais “caminhável” por todos, permitindo que os pedestres utilizem calçadas seguras, confiáveis e acessíveis por todas as pessoas, com ou sem dificuldades de locomoção.
As dificuldades vão desde a irresponsabilidade dos motoristas com a figura do pedestre até as calçadas, que muitas vezes apresentam condições bastante precárias de segurança. É necessário deixar claro onde é o local do pedestre e onde é a via dos automotores, oferecer passarelas elevadas em locais de travessia arriscada e – acima de tudo – conscientizar o motorista em relação à importância do seu papel como protetor do pedestre.
Fonte: http://qcveiculos.com.br/8-de-agosto-dia-mundial-pedestre/

Foto: César de Oliveira