Notícias Sem Barreiras

O que a China tem feito para acelerar o processo de inclusão

Data de Publicação: 06 de Março de 2017

 

O governo chinês acaba de assinar uma nova regulamentação cujos objetivos são o de reduzir os casos de deficiência e o de aprimorar os serviços de reabilitação. Isto é pensar preventiva e pró-ativamente na saúde de seus cidadãos. 

Mas você talvez pense: “Mas é claro, com tanta gente vivendo no país, e com muitas pessoas de idade, tinha que se ter uma legislação dessas mesmo!”. Não é bem assim. É fato que a China congrega sozinha mais de 1,3 bilhões dos 7,2 bilhões de pessoas que vivem no globo terrestre. Sim, é muita gente. Mas o percentual de idosos e pessoas com deficiência são pequenos!

Para começar, o percentual de pessoas acima dos 65 anos de idade é de apenas 9%. No Brasil, este percentual gira na casa de 10%. E você achando que a China é um país velho! rs

Agora pasme. A quantidade de pessoas com deficiência que vivem na China é de apenas 85 milhões! Oi?! Sério? Sério. Também assustei quando vi os números. Em outras palavras, apenas 6,5% dos chineses têm alguma deficiência. Isto não é nada perto dos quase 14% de média Global e de 25% no Brasil! Atualmente, já temos mais de 45 milhões de pessoas vivendo em solo brasileiro com pelo menos uma das deficiências.

Agora chegamos no ponto que queria destacar: a atenção de todo uma nação para menos de 10% de sua população! Sempre vi países governando para a maioria, para a massa. Afinal de contas, o que vale é ter uma boa de uma massa crítica a seu favor, falando bem de você não é mesmo? Pois é, a China tem mostrado que não é “só” para a maioria. Mas “também” para ela.

Sinceramente desconheço detalhes da gestão pública chinesa ou de qualquer outro aspecto desta cultura milenar a ponto de encontrar justificativas para um baixo contingente de pessoas com deficiências no país. Mas o fato é que, com essa atitude, o premiê chinês mostrou que, apesar de percentualmente inexpressivo, esta parcela de cidadãos merece ser amparada e assistida como qualquer outro segmento da população, sejam idosos, crianças etc. Foi exatamente isso que me chamou a atenção para esta notícia. Bom, não é à toa que a China é o berço de tanta sabedoria desde os tempos mais remotos né?

O referido decreto, assinado agora em Fevereiro, foi batizado de “Estatuto de Prevenção da Deficiência e Reabilitação da Pessoa com Deficiência”. O documento, composto de seis capítulos, entrará em vigor a partir do primeiro dia de Julho de 2017 e terá importante papel na resolução das questões sobre a deficiência, bem como no desenvolvimento contínuo de programas de prevenção da deficiência e da reabilitação das pessoas com alguma deficiência. O estatuto, por exemplo, exigirá que os responsáveis façam o monitoramento constante dos fatores que provocam a deficiência, bem como priorizem seus trabalhos nas regiões, indústrias, órgãos e populações com alto risco de terem alguma deficiência. Muito bacana.

Faço votos que este novo decreto surta os efeitos esperados e que beneficie cada um dos 6,5% de chineses. Cuidar de pessoas independe do gênero, etnia, idade, condições físicas e também se é “maioria”. Para cuidar de gente basta ter uma precisando de ajuda. E vontade no coração para fazer o bem. Como diz um velho provérbio chinês:

“Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo.
Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores.
Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas.”

Fonte: China Disabled Persons’ Federation

http://goodbros.com.br/o-que-a-china-tem-feito-para-acelerar-o-processo-de-inclusao/