Dia a Dia

Jogos Cidadãos promovem inclusão de pessoas com deficiência

Data de Publicação: 22 de Setembro de 2018

Foto -
 A sexta edição dos Jogos Cidadãos, realizada na manhã deste sábado, 22, na Praia de Aruana, contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre elas, cem com deficiência que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia de esporte, lazer e, sobretudo, inclusão. Elas acompanharam a caminhada dos filhotes de tartarugas ao mar, promovida pelo Projeto Tamar, e participaram de diversas atividades organizadas pelos integrantes do projeto Estrelas do Mar, como vôlei sentado, bodyboard adaptado, surf e jogos de mesa. As crianças ainda brincaram soltando pipas.

 

Foto -
 Os Jogos Cidadãos são uma iniciativa do vereador Lucas Aribé e fazem parte da 6ª Semana Aracaju Acessível, idealizada desde 2013 com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência. “A ideia dos jogos é de unir todas as pessoas, com e sem deficiência, para que juntas possam brincar realizando diversas atividades esportivas. Sinto-me com a sensação de dever cumprido por poder ajudar esses cidadãos que muitas vezes são esquecidos por boa parte da sociedade”, destaca Lucas.

 

Foto -
 De acordo com o idealizador do Projeto Estrelas do Mar, Byron Silva, o projeto é uma forma de praticar a empatia. “Hoje as pessoas sem deficiência foram inseridas nas modalidades de esporte adaptado e viram o quanto é valoroso e grandioso o esforço da pessoa com deficiência poder praticar um esporte”, enfatiza.

 

Para o presidente da Conferência Brasileira de Vôlei para Deficientes, Ângelo Alves, essa integração de pessoas com e sem deficiência é de grande valor. “Esse momento é engrandecedor para que as pessoas conheçam mais o vôlei sentado, que cresce a cada dia em todo Brasil. Quem participa do jogo, percebe que é uma experiência única”, ressalta.

 

O jovem de 15 anos Matheus Henrique nasceu com artrogripose (doença congênita que atinge as articulações e extremidades). Pela primeira vez ele participa do evento e garante que não vai perder mais nenhuma edição. “Esses jogos são importantes para mostrar às pessoas que somos capazes de realizar muitas atividades. Além disso, poder interagir com todos é enriquecedor. Tive a oportunidade de me divertir aqui e pratiquei diversas modalidades esportivas como surf, futebol e vôlei sentado”, relata Matheus.