Dia a Dia

Está aberta a 6ª Semana Aracaju Acessível

Data de Publicação: 17 de Setembro de 2018

#PraCegoVer - Criança faz sinal de paz e amor

#PraCegoVer - Criança faz sinal de paz e amor

 

O pedal mais inclusivo da capital sergipana foi um sucesso. Na manhã desse domingo, 16, mais de cem pessoas participaram do Passeio Ciclístico Pedalando sem Barreiras, evento que abriu oficialmente a 6 Semana Aracaju Acessível. Crianças, jovens, adultos e idosos pedalaram cerca de 9,4 km, entre o bairro Inácio Barbosa e o Conjunto Augusto Franco. Durante o percurso, fizeram um observatório de acessibilidade e aprenderam sobre a história da região. Tudo com direito a intérprete de Libras.

 

#PraCegoVer - Fotografia do alto dos ciclistas tomam conta de uma parte da rua e ciclovia

#PraCegoVer - Fotografia do alto dos ciclistas tomam conta de uma parte da rua e ciclovia

 "A proposta é fazer uma pedalada diferente, informativa. É pedalar, conhecer, viver e interpretar o ambiente urbano. Este ano, o tema da Semana Aracaju Acessível é "Comunicar para incluir" e nós estamos pedalando, incluindo e comunicando. A resposta é muito interessante. As pessoas começam a perceber uma cidade que não tinham percebido antes, pois passam de carro e não têm essa observação sobre a cidade. Aguçar a observação sobre as contradições da cidade é uma forma de comunicação para mudar esse parâmetro de participação social", explica Waldson Costa, diretor de pesquisa da ONG Ciclo Urbano.

Muitas pessoas com deficiência participam do passeio. Além das bicicletas tradicionais, os quadriciclos e triciclos adaptados facilitam a participação das famílias. "Adorei o passeio. Pedalar é um esporte muito divertido e passamos por ruas muito bonitas", afirma Felipe Carvalho, 27 anos, pessoa com síndrome de down.

 

"A Semana Aracaju Acessível não poderia ter começado de forma melhor. O passeio ciclístico foi lindo, reuniu muita gente em um dia ensolarado, todos com suas bikes enfeitadas, uma forma lúdica de chamar a atenção da sociedade para a possibilidade de construirmos, todos juntos, um mundo sem barreiras, de respeito às diferenças", diz o vereador Lucas Aribé, idealizador do projeto.

 

PROGRAMAÇÃO

A 6ª Semana Aracaju Acessível prossegue até o próximo domingo, 23. Nesta segunda, 17, a programação inclui o 1 Encontro de Libras do Instituto Federal de Sergipe, a Oficina de Práticas Pedagógicas do Ensino de Libras, promovida pelo Ipaese, uma exposição fotográfica de alunos surdos na Gelateria Il Sordo, e o Encontro de Comunicadores, no auditório do Senac. Clique aqui e confira a programação completa.