Dia a Dia

Vice-reitora da UFS recebe título de cidadã aracajuana

Data de Publicação: 23 de Maio de 2018

#PraCegoVer - Professora Iara discursa na tribuna

#PraCegoVer - Professora Iara discursa na tribuna

Ao receber o título de cidadã aracajuana na tarde dessa-terça-feira, 22, a professora Iara Campelo não se furtou a usar a tribuna da Câmara de Vereadores para fazer o que tem feito ao longo da sua trajetória profissional: defender a educação inclusiva. A vice-reitora da Universidade Federal de Sergipe pediu o apoio de todos para que assinem o manifesto contrário às mudanças propostas pelo MEC que ameaçam segregar pessoas com deficiência na educação.

#PraCegoVer - Lucas entrega título à homenageada

#PraCegoVer - Lucas entrega título à homenageada

“Quero fazer uma convocação, nós estamos ameaçados da retirada da educação inclusiva da base nacional, por isso, é muito importante que vocês recebam o manifesto que eu vou mandar e todo mundo assine a campanha, liderada pela professora Tereza Mantoan, de forma a que a gente não chegue a esse retrocesso. Esta é uma luta de todos”, afirmou a homenageada.

Natural de Itabaianinha-SE, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Pio Décimo, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro de doutora pela UFBA, Iara Campelo recebeu o título de cidadania aracajuana requerido pelo vereador Lucas Aribé (PSB) e aprovado por unanimidade na Câmara.  

#PraCegoVer - Solenidade foi prestigiada por muitas pessoas

#PraCegoVer - Solenidade foi prestigiada por muitas pessoas

“Nós precisamos enaltecer as pessoas que lutam bravamente e nos fazem acreditar que um mundo sem barreiras é possível. A professora Iara Campelo esteve no embrião, na origem da educação inclusiva no estado de Sergipe, é uma das precursoras e trouxe para nós oportunidades, possibilidades, abriu novos horizontes, fez com que diversas pessoas com deficiência pudessem estudar”, comenta o vereador Lucas Aribé.

#PraCegoVer - Lucas Campelo, filho de Iara, toca sanfona em homenagem à mãe

#PraCegoVer - Lucas Campelo, filho de Iara, toca sanfona em homenagem à mãe

Professora associada do Departamento de Educação da UFS e diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH –, Iara Campelo reviveu momentos marcantes da sua carreira. Como secretária de educação de Aracaju, nos anos 1987, 1988 e 199, contribuiu para a organização, estruturação e fortalecimento da rede de ensino e do magistério municipal. Na Universidade Federal de Sergipe, implantou a coordenação do Núcleo de Educação Especial. Autora do livro “Tecendo saberes, dizeres, fazeres em formação de professores: uma perspectiva de educação inclusiva (Editora UFS), tem participação marcante em diversos eventos nacionais e internacionais.

“Estou muito honrada e feliz pelo título que esta Casa teve a generosidade de me conceder, pela forte simbologia que tem, pelo valor educação e pelo turbilhão de lembranças acumuladas na memória, tão fortes, resistentes ao tempo e que ainda me emocionam”, comentou a professora Iara Campelo.