Dia a Dia

Lucas atende chamado de pais de estudantes e visita escola estadual

A Augusto Maynard atende estudantes com deficiência, mas não dispõe de estrutura adequada

Data de Publicação: 22 de Janeiro de 2018

#PraCegoVer: Vereador é recebido pela direção da escola

#PraCegoVer: Vereador é recebido pela direção da escola

O vereador Lucas Aribé (PSB) visitou na manhã desta segunda-feira, 22, a Escola Estadual Augusto Maynard, localizado na Rua Dom José Thomaz, Bairro São José, Aracaju. A pedido dos pais dos alunos, Lucas verificou os problemas de acessibilidade na unidade educacional.

Fundada em 17 de março de 1932, a Augusto Maynard atende a mais de 200 estudantes, entre eles, 24 crianças com deficiência motora ou intelectual. Mas a instituição histórica tem poucas rampas de acesso para cadeirantes, não oferece estrutura para o atendimento a alunos com deficiência visual, não dispõe de intérprete de libras, entre outros problemas.

#PraCegoVer: Lucas verifica situação do banheiro adaptado

#PraCegoVer: Lucas verifica situação do banheiro adaptado

“Apesar de ser uma escola estadual, fiz questão de atender ao chamado dos pais, pois entendo que e importante alertar ao poder público sobre esta situação. A acessibilidade não é privilégio, nem utopia. É direito”, ressalta Lucas Aribé.

A sala de recursos multifuncionais funciona sem condicionador de ar. Há quatro aparelhos guardados, à espera da reestruturação da rede elétrica; o banheiro foi adaptado totalmente fora dos padrões; em alguns ambientes as aulas muitas vezes são encerradas antes do horário previsto, por falta de lâmpadas e calhas.

“Também é preciso alargar o piso, nos acessos às salas, para que os cadeirantes possam circular sem precisar de ajuda”, acrescenta Vera Mesquita, mãe de dois alunos da Escola Augusto Maynard.