Dia a Dia

Vereador Lucas prestigia Sessão Especial em celebração ao Dia da Natureza

Data de Publicação: 06 de Outubro de 2017

Os vereadores Lucas Aribé e Américo de Deus estão posando para a foto juntamente com os escoteiros

Os vereadores Lucas Aribé e Américo de Deus estão posando para a foto juntamente com os escoteiros

Na manhã dessa sexta-feira, 06, o vereador Lucas Aribé (PSB) prestigiou a Sessão Especial em celebração ao Dia da Natureza, comemorado no dia 04 de outubro, realizada pelo vereador Américo de Deus (Rede). A Sessão teve o objetivo de ampliar a discussão sobre a conscientização da sociedade em refletir métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente de forma a minimizar os impactos causados pelo ser humano.

Augusto César Viana, Secretário Municipal do Meio Ambiente, parabenizou o vereador pela iniciativa e preocupação com as questões ambientais, “É o momento de passar para a população, a necessidade de preservar o meio ambiente para as gerações vindouras do planeta”, frisou Augusto, salientando que o planeta vem sofrendo com as queimadas, com o mau uso das águas, além da poluição atmosférica, “Precisamos chamar a atenção, para que cada um de nós, dê sua parcela de contribuição”, comentou.

A Presidente da Ciclo Urbano, Sayuri Dantas, falou sobre os 10 anos de atuação da ONG, que objetiva melhoria da mobilidade urbana, por consequência a preservação da natureza, “O transporte motorizado é o que mais degrada a natureza, o que mais polui, portanto, trago essa reflexão. Médicos especialistas em fisiologia pulmonar e trânsito, constataram que a poluição do ar é a maior causadora das doenças na cidade, geradas em sua maioria por automóveis”, explicou Sayuri.

O coordenador do Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, Joseilton Nery, parabenizou o vereador pela realização da Sessão, em seguida abordando as agressões à natureza, como por exemplo, a emissão de gases poluentes e o desmatamento, dois fatores que causam significativos impactos para a sociedade. “O Movimento Jabotiana Viva, atua com o objetivo de educação ambiental, de conscientização da população, pondo em prática no bairro, projetos como o de reciclagem de óleo de cozinha, e o projeto de coleta seletiva, que intencionam mudar a prática dos moradores da localidade” pontuou.

O Coordenador do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe, Prof. Alexandre Siqueira Pinto, ressaltou, “As matas nativas são autossustentáveis, se o homem não interferir existe uma interação natural dos indivíduos ali presentes, e nós estamos derrubando essas matas para o cultivo, precisamos pensar em formas melhores de produzir e agredir menos o meio ambiente, estamos utilizando os recursos de forma irracional e a natureza já está respondendo a isso, como por exemplo, variação de temperatura e falta de chuvas, é necessário discutir e pensar no que podemos fazer pra melhorar a relação com o ambiente”, afirmou.

Segundo a Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Fábia Ribeiro Carvalho, a situação do meio ambiente é grave, e o conceito de natureza é desconhecido pela Legislação Ambiental, “O direito desconhece o significado de natureza, a Constituição Federal, identifica e qualifica o meio ambiente, mas o meio ambiente é uma representação jurídica da natureza”, disse.

A Sessão contou com a participação do Grupo Escoteiro Uirapuru Aracaju que demonstrou responsabilidade, liderança e cooperação, o qual promove processo de educação ambiental de crianças e jovens. De acordo com Gisele Késsia Chefe de escoteiros, iniciativas como esta são indispensáveis, “É uma honra para nós, fazer parte dessa iniciativa, agradeço ao vereador pela oportunidade e agradeço cada fala dos palestrantes, as crianças aqui presentes estão sendo empoderadas, elas estão aprendendo na prática, ninguém vai proteger se não viver a natureza precisamos incentivar os nossos jovens a sair de casa e viver Aracaju”, afirmou.

Segundo o vereador Lucas Aribé (PSB) o desrespeito à natureza terá um alto preço, “Achei fantásticas as explanações que todos fizeram, e ressalto que a legislação que nós temos em muitos casos é resultado de aprovações feitas por poluidores, políticos destruidores que não sabem o que é preservar o ambiente”. Aribé lembra que o Plano Diretor ainda não veio para discussão na CMA, “a cidade está totalmente desprezada e nós não temos uma política ainda com relação ao saneamento básico, essa questão é importante e necessária”, afirma Lucas.

O vereador Américo de Deus finalizou a Sessão agradecendo a presença de cada um dos presentes, e falando das consequências do crescimento urbano que traz com ele, problemas estruturais, “Nós vivemos situações, como por exemplo, a ineficiência do sistema de saneamento básico, o volume não tratado dispensado nos rios e oceanos aumenta a cada dia, o sistema que dispomos hoje, não suporta a demanda e a situação se agrava em alguns bairros com a maré alta, fazendo com que várias enchentes se formem em diferentes pontos da cidade e com a chegada da chuva a situação complique ainda mais”. O parlamentar comentou sobre o desmatamento e aterro de manguezais devido às ocupações irregulares, além de sugerir iniciativas para diminuir os impactos ao meio ambiente e preservação de recursos naturais “Podemos tomar medidas para diminuir o impacto negativo ao meio ambiente, começando a não desperdiçar água e energia, inclusive podemos fazer a captação da água da chuva para fins menos nobre, temos que mudar a nossa prática,” explicou Américo.

 

Matéria: Maraisa Figueiredo com Informações da CMA

Fotos: China Tom/CMA

 

Descrição das Imagens: #PraCegoVer: A imagem em formato quadrado mostra o fundo cinza com uma imagem de uma cruz no meio fixada na parede, ao centro estão os vereadores Lucas Aribé e Américo de Deus juntamente com a turma de escoteiros posando para a foto.