Dia a Dia

Oficina prática ‘Curativos Urbanos’ é realizada no bairro Bugio

Data de Publicação: 22 de Setembro de 2017

Os participantes da oficina posando para a foto - Foto 2

Os participantes da oficina posando para a foto - Foto 2

Durante a tarde dessa sexta-feira, 22, foi realizada no bairro Bugio a oficina ‘Curativos Urbanos’, ação que faz parte da V Semana Aracaju Acessível, projeto idealizado pelo mandato do vereador Lucas Aribé (PSB), em parceria com os alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit).

A oficina prática 'Curativos Urbanos' tem o propósito de colocar "curativos", produzidos pelos alunos, nos problemas encontrados nas calçadas da cidade e que dificultam a locomoção de todos os cidadãos, como por exemplo: calçadas desniveladas e com diversos obstáculos.

A professora do curso de arquitetura e urbanismo, Dora Diniz, afirma que esse evento é superimportante porque os alunos vão adquirir mais conhecimento sobre acessibilidade. “Com essa oficina caminhamos pelas calçadas e mostramos os pontos críticos e entraves do ir e vir livre do cidadão e os impedimentos. A partir desses encontros, reuniões, palestras e oficinas eles vão adquirindo conhecimento teórico e prático”, expõe a professora.

Segundo a coordenadora do Departamento de Licenciamento de Obras e Serviços na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal/RN, Alessandra Marinho, essa ação é muito interessante com os alunos porque eles vão absorver as práticas para o futuro no trabalho deles. “Eles vão pensar acessibilidade como plano inicial do projeto, não só na estética, mas principalmente, em agregar o desenho universal e a acessibilidade ao projeto deles. Os trabalhos de faculdade vão passando por esse exercício”, esclarece a coordenadora.

A estudante do curso de arquitetura e urbanismo e estagiária do Núcleo de Projetos da Unit, Andressa Oliveira, explica que os alunos já tem o embasamento teórico e essa intervenção vai colocar na prática o que se vê em sala de aula. “Vamos identificar os problemas e pensar em soluções para melhorar a questão da acessibilidade nas calçadas”, comenta a aluna.

De acordo com a Promotora de Justiça de Sergipe, Berenice Andrade de Melo, a oficina prática é um momento importante pela conscientização e ainda chama a atenção para os estudantes porque serão os futuros arquitetos e engenheiros. “Eles saem daqui com essa experiência e vão começar a olhar com mais cuidado para a acessibilidade que é tão importante”, comenta a Promotora.

O vereador Lucas Aribé está realizando a vistoria das calçadas com os alunos - Foto 1

O vereador Lucas Aribé está realizando a vistoria das calçadas com os alunos - Foto 1

O vereador Lucas Aribé destaca a ação como de grande importância para que possamos perceber as condições atuais das calçadas de Aracaju. “Sabemos que algo precisa ser feito urgentemente para que a situação não se agrave. Um dos caminhos deve ser a conscientização da população, do poder público e do setor empresarial, no sentido de observar as calçadas como sendo algo de todos”, completa o parlamentar.          

 

Descrição da Imagem: #PraCegoVer:

Foto 1 - A foto está em formato quadrado, ao fundo mostra um poste e um toldo de propaganda e ao meio está o vereador Lucas Aribé com uma camisa azul e listas verdes e uma calça azul segurando sua bengala e ao seu lado está uma aluna do curso de arquitetura e urbansimo que está com uma blusa cinza e calça jeans e em sua mão está segurando um curativo em formato arredondado nas cores vermelho e bege. Do lado esquerdo da foto estão as professoras Dora Diniz, a Promotora Berenice Andrade de Melo e a coordenadora de Natal, Alessandra Marinho e do lado direito da foto está uma aluna segurando um curativo e ela está com a mão na boca.

Foto 2 - A foto em formato quadrado mostra o vereador Lucas Aribé ao centro abraçado por 12 mulheres e dois homens que estão posando para a foto.

 

 Matéria: Maraisa Figueiredo

Fotos: Assessoria de Comunicação