Dia a Dia

A vez do pedestre é tema da Semana Aracaju Acessível

Data de Publicação: 11 de Setembro de 2017

A imagem mostra a programação do Aracaju Acessível 2017

A imagem mostra a programação do Aracaju Acessível 2017

Calçadas irregulares, com buracos, sem rampas e passeios públicos cada vez mais degradados e abandonados compõem a realidade da capital sergipana. Diante dessas condições, acontecerá a quinta edição da Semana Aracaju Acessível, entre 17 e 24 de setembro. A programação é alusiva ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21.

A iniciativa é do vereador Lucas Aribé com o objetivo principal de fazer de Aracaju uma cidade sem barreiras e gerar reflexão sobre o papel do pedestre na estruturação da cidade, destacando a necessidade de recuperação das calçadas e passeios públicos.

“Durante esse período, queremos que o maior número de aracajuanos fale, ouça, comente e reflita sobre acessibilidade como direito de todos os cidadãos e conheça o Projeto de Lei que apresentei, após anos de discussões e estudos com a ABNT, e que foi promulgado esse ano pela Câmara Municipal de Aracaju, gerando a Lei Municipal 4.867”, pontua Lucas Aribé.

Na edição deste ano haverá o já tradicional Passeio Ciclístico “Pedalando Sem Barreiras”; Sessão Especial na Câmara de Vereadores; Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe; 4º Encontro Estadual da Rede de Leitura Inclusiva; campanha ‘Pratique Cidadania: Deixe a Calçada Livre para o Pedestre’; Seminários; Jogos Cidadãos; Caminhada pela Acessibilidade; II Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, além de diversas oficinas, rodas de conversa e outras atividades.

Programação

A abertura da Semana Aracaju Acessível acontece dia 17, das 8h às 11h30, com o 4º Passeio Ciclístico ‘Pedalando sem Barreiras’. A proposta é que, após o percurso (do Mirante da 13 de Julho até a Orlinha do Bairro Industrial), os pedaleiros vivenciem a cidade a pé, fazendo um observatório de tudo aquilo que caracteriza o bairro, com destaque para mobilidade, meio ambiente e acessibilidade. Para participar, basta acessar  o site entre 1º e 15 de setembro.

Dia 18, das 9h às 11h, acontece a Sessão Especial, um momento de debates e reflexões sobre o tema da Semana Aracaju Acessível. Pessoas com deficiência ocupam a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju e comentam sobre o seu cotidiano, desafios e conquistas na luta pela inclusão social com abordagem específica em relação às calçadas da capital.

Já no dia 19, das 14h30 às 17h, ocorre a audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, trazendo à população aracajuana, em conjunto com o poder público, discussão e reflexão sobre ‘A vez do pedestre’. A ideia é estimular ações de planejamento em torno do propósito maior do projeto que é fazer de Aracaju uma cidade sem barreiras. A audiência tem vagas limitadas e para se inscrever, basta acessar o site lucasaribe.com.br/aracajuacessivel entre o dia 1º e 18.

No dia 20, das 8h às 17h, acontecerá o 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para toda a diversidade humana. Será um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, além de visitas à Trilha da Inclusão e ao Jardim Sensorial instalados a céu aberto, ao redor do Mirante do bairro 13 de Julho.

Em 21 de setembro, das 6h30 às 19h, será realizada a campanha ‘Pratique Cidadania: Deixe a Calçada Livre para o Pedestre’, no dia nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com distribuição de panfleto temático nos semáforos em diversos pontos de Aracaju. A ideia é fazer ainda uma intervenção urbana que chame a atenção para o tema e sensibilize pessoas à causa.

Enquanto que no dia 22, das 8h às 17h, acontecerá o 4º Seminário Aracaju Acessível: A vez do Pedestre no auditório Padre Arnóbio de Melo, no bloco D do Campus Unit Farolândia, com palestras e debates sobre as calçadas da cidade com representantes renomados. Haverá troca de experiências sobre acessibilidade nas calçadas do bairro Bugio.

No dia 23, das 8h às 12h, terão os Jogos Cidadãos na AABB e no Bar e Restaurante Sollarium - Espaço Estrelas do Mar, na Praia de Aruana. Essa é a quarta edição da atividade que envolve esportes de diversas modalidades, como atletismo, bodyboard, xadrez, dama, dominó, baralho, tirolesa, tênis de mesa, judô, entre outros. As atividades esportivas contam com a participação de atletas e paratletas. O evento reúne, em média, 200 participantes e tem o objetivo de engajar famílias e pessoas com deficiência.

Já no dia 24, das 8h às 13h, terá a 3ª Caminhada pela Acessibilidade e observatório de calçadas no Bairro Farolândia, com concentração na Praça da Juventude, conjunto Augusto Franco. Será ministrada uma aula pública sobre acessibilidade arquitetônica, utilizando como base a Calçada Itinerante da Faculdade Maurício de Nassau. Terá oficina da Escola Bike Anjo com ação Entre Todos, envolvendo pessoas com deficiência e ainda haverá uma estrutura de lazer infantil do SESC para a garotada.

À tarde, às 16h30, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pela realização da Semana Aracaju Acessível. A liturgia tem seu texto transcrito em Braille e letra ampliada, bem como tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Inscrições para o passeio ciclístico

https://empreendex.typeform.com/to/ZQnDum

Mais informações pelos telefones (79) 3222-0852.


Matéria: Raquel Passos
Foto: Divulgação/Assessoria