Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé ministra palestra sobre Acessibilidade Digital no IFS

Data de Publicação: 17 de Abril de 2017

Vereador Lucas Aribé proferindo palestra no IFS

Vereador Lucas Aribé proferindo palestra no IFS

O vereador Lucas Aribé (PSB) foi um dos palestrantes na manhã desta segunda-feira, 17, do I Encontro de Acessibilidade Digital que abordou sobre o tema: “O Paradigma de unir Usabilidade, Acessibilidade e padrões da Web” para estudantes, membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnee), pedagogos, docentes e discentes do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento foi promovido pelas diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e Assistência Estudantil (DIAE) e realizado no auditório do Pronatec.

O objetivo do Encontro foi debater a implantação da acessibilidade nos sistemas do IFS, garantindo que a informação esteja disponível para todos os cidadãos. Além da palestra do parlamentar, o segundo palestrante do dia foi Jário Alves da Silva Neto, responsável pelo Projeto de Acessibilidade Digital nos sítios e sistemas informatizados do IFS que abordou sobre “Acessibilidade Digital no Brasil: Conhecendo o e-MAG”.

Segundo o Magnífico Reitor do IFS, Airton Ribeiro de Oliveira, reuniões como essa de hoje são de grande responsabilidade social para qualquer gestão. “Esse encontro vai trazer subsídios, informações, sugestões e críticas para engrandecer o projeto de acessibilidade do Instituto e em conjunto buscarmos uma solução para que as pessoas com deficiência tenham acesso à educação e aos recursos para trazê-los ao convívio na sociedade”, explicou o reitor.

Público presente atento à palestra

Público presente atento à palestra

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Estudantil (DIAE) do IFS, Vera Maria Trindade Freitas, o seu departamento está feliz por poder proporcionar algo para a melhoria do cidadão com deficiência. “A utilização de recursos de tecnologia assistiva facilita a pessoa com deficiência ter acesso ao mundo digital e com isso ter autonomia, independência e qualidade de vida. Podemos sinalizar para maiores chances de acesso ao ensino, ao lazer, ao trabalho, a vida como cidadão comum, tendo dignidade e igualdade de direitos”, explanou Vera Maria.

O vereador Lucas Aribé parabeniza o IFS pela iniciativa e por se preocupar com o tema para a inclusão da pessoa com deficiência. “Na minha palestra falei um pouco sobre as minhas vivências na escola, universidade e na vida como um todo e sobre os obstáculos que ultrapassei para conseguir chegar onde cheguei e acredito que a acessibilidade digital é uma das maiores ferramentas para a pessoa com deficiência. É algo necessário nos dias atuais e ainda é encarada como um desafio e uma conquista a ser concretizada, mas a tendência é melhorar para que o cidadão tenha a oportunidade de ser inserido na sociedade”, comentou Lucas.

Matéria: Maraisa Figueiredo

Fotos: Ascom/Lucas Aribé