Dia a Dia

SuperAção supera as expectativas e é considerado um sucesso

Data de Publicação: 01 de Dezembro de 2016

Público presente na solenidade de abertura

Público presente na solenidade de abertura

Cerca de 300 vagas de emprego foram disponibilizadas por aproximadamente 30 empresas parceiras no dia de SuperAção: Intermediação e Qualificação de Pessoas com Deficiência e Reabilitados para o Trabalho, promovido pelo Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho e realizado na sede do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

 

O evento disponibilizou conhecimentos através da troca de experiências que levaram à implementação de boas práticas de acessibilidade, facilitando a integração e a permanência do trabalhador com deficiência no ambiente de trabalho.

 

A programação contou com: balcão de empregos, emissão de CTPS, intermediação de mão de obra, orientação previdenciária, divulgação de cursos, apresentações artísticas, divulgação dos direitos das pessoas com deficiência.

 

Segundo a diretora do NAT, Sandra Magna Resende, esse evento é de extrema relevância para as pessoas com deficiência. "Estamos oferecendo vários serviços, como emissão de carteira de trabalho e a oportunidade de emprego, oferecendo mais de 250  vagas de emprego. A presença das empresas parceiras é o diferencial do evento, porque o cidadão recebe a carta de encaminhamento e já participa da pré-seleção para que seja inserido no mercado de trabalho", destaca.

 

De acordo com a auditora fiscal do trabalho e coordenadora regional do projeto de Inserção das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Urcelina  Porto, essa ação que o Fórum está realizando com seus parceiros é de extrema importância para as pessoas com deficiência. "O evento visa inserir essas pessoas no mercado de trabalho e também na aprendizagem e na capacitação profissional", enfatiza.

 

Para o deficiente auditivo,  Hamilton dos Santos Júnior, esse evento é uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência conseguirem um emprego. "As pessoas precisam encontrar um trabalho e é importante vir aqui, adquirir experiência e entender como é o trabalho para no futuro conseguirem um emprego digno", assegura.

 

O vereador Lucas Aribé tocando o Hino Nacional no teclado

O vereador Lucas Aribé tocando o Hino Nacional no teclado

O vereador Lucas Aribé (PSB), que é parceiro do evento, declara a valorosa importância desta ação para as pessoas com deficiência conseguirem uma vaga no mercado de trabalho. "Infelizmente,  nosso país enfrenta uma fase difícil e uma das áreas mais afetadas é o mercado de trabalho. Quando se trata de inclusão das pessoas com deficiência, os índices de desemprego são muito mais significativos. Esta ação representa, de forma concreta, a existência de oportunidades de emprego oferecidas pelas empresas", finaliza.

 

Assessora de Comunicação: Maraia Figueiredo| Fotos: Pablo Gonzalez