Notícias Sem Barreiras

Após cirurgia, paciente escuta pela primeira vez

Data de Publicação: 26 de Outubro de 2016

Luciele e a fonoaudióloga momentos antes de voltar a ouvi

Luciele e a fonoaudióloga momentos antes de voltar a ouvi

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi habilitado neste ano, pelo Ministério da Saúde (MS) como o serviço de atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva. A cirurgia foi realizada dia 15 de setembro, mas somente no dia 21 de outubro, foi confirmado o sucesso no procedimento da primeira cirurgia do Norte-Nordeste para implante coclear bilateral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O procedimento significa o implante nos dois ouvidos para que pacientes com surdez profunda passem a poder ouvir, conforme explica o médico otorrinolaringologista do HU, Ronaldo Carvalho. "Nós fomos o primeiro serviço do Brasil a conseguir essa habilitação. Da habilitação até a primeira cirurgia ocorre em alguns trâmites e essa cirurgia acabou sendo realizada primeiro em outras regiões do país, porém, no Norte-Nordeste o HU-UFS será o primeiro hospital a realizar o primeiro implante coclear bilateral pelo SUS, seguindo a nova portaria do MS", detalha o médico.

Indicação

Equipe médica responsável pela cirugia e acompanhamento do caso de Luciele

Equipe médica responsável pela cirugia e acompanhamento do caso de Luciele

De forma geral, o dispositivo é indicado para pacientes que não obtiveram resposta satisfatória com o uso de próteses auditivas convencionais. "O paciente com surdez profunda que não se beneficia apenas com aparelho passa pelo procedimento e será reabilitado. Os benefícios são inúmeros, primeiramente no ponto de vista da audição em si, o que trará melhorias na fala, enfim em toda comunicação desse paciente", comenta Ronaldo.

O médico enfatiza ainda que além de resultar em melhora dos níveis de audição, o implante é capaz de contribuir para o desenvolvimento da fala e da linguagem e melhorar a autoestima e a confiança do paciente, o que favorece o relacionamento e a comunicação com outras pessoas.

De acordo com ele, o implante coclear se utiliza de uma aparelho que estimula o nervo da audição. "Durante a cirurgia é colocado um eletrodo dentro da cóclea que será ativado depois de um mês tempo normalmente necessário a cicatrização", explica.

 Ele conta que após o procedimento o paciente fica internado e é liberado no dia seguinte. "Após uma semana ele retorna para tirar os pontos seguido todos os passos de quem passa por uma cirurgia", complementa.

Acesso
Para que o paciente seja beneficiado pelo implante coclear no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), é necessário que ele seja regulado para o HU por um posto de saúde. Inicialmente, esse usuário será atendido pelo ambulatório de otorrinolaringologia, onde passa por uma avaliação e inicia seu acompanhamento, com o apoio de profissionais como o fonoaudiólogo. Todo esse processo é necessário para que o paciente se torne apto ao procedimento cirúrgico de forma segura.

Fonte: Jornal da Cidade Impresso | Fotos: Infonet