Dia a Dia

Primeiro livro digital é lançado e conta com um artigo do vereador Lucas Aribé e de sua esposa

Data de Publicação: 25 de Agosto de 2016

A imagem mostra a capa do livro

A imagem mostra a capa do livro

Foi lançado na tarde de quinta-feira (25), o primeiro livro digital audiodescrito do Estado intitulado 'Educação, Arte e Diversidade, durante a realização do projeto Sinal Verde para a Inclusão na Pracinha da Didática 1 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Essa é a 10ª coletânea do Projeto Educare com um recurso de grande importância para os deficientes visuais.

Um dos artigos foi o do vereador Lucas Aribé e de sua esposa, a psicóloga Ana Raquel Silva (membros do Nupieped) que escreveram sobre 'Tecnologias de Informação e Comunicação como Instrumentos de Inclusão Escolar'. O e-Book está disponível no site da Editora Página 5 e o download é grátis.

A professora e líder do Nupieped, Rita de Cácia Santos Souza, explica que desde 2010 entrou para o Projeto Educare e tinha o objetivo de organizar dez coletâneas onde os autores fossem os estudantes, membros do Nupieped e professores que estão na rede públicas municipal e estadual ou instituições particulares, mas  que estão  redimensionando suas práticas pedagógicas e fundamentando melhor seu arcabouço teórico. "Os alunos se queixavam na hora de fazer um TCC e professores comentavam como melhorar  sua fundamentação teórica e tivemos essa ideia de unir artigos em um livro", explica Rita.

A psicóloga Ana Raquel Silva se sente lisonjeada de poder contribuir um pouco com seu conhecimento e passá-lo para outras pessoas. "Nosso artigo fala da importância das tecnologias para as pessoas com deficiência visual e tem objetivo de desmistificar como veem a pessoa com deficiência e divulgar de como lidar com elas atreladas às novas tecnologias para a comunidade", enfatiza a psicóloga.

O vereador Lucas Aribé e sua esposa Ana Raquel abraçados a mais autores de artigos da obra

O vereador Lucas Aribé e sua esposa Ana Raquel abraçados a mais autores de artigos da obra

Para o vereador Lucas Aribé esse primeiro livro digital audiodescrito mostra a importância da educação inclusiva em nosso país. "Esse livro mostra um avanço para a inclusão social, mas é claro que ainda precisamos fazer mais. Tenho certeza que as ferramentas tecnológicas oferecem mais subsídios para as pessoas com deficiência", comenta Lucas.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Fotos: Pablo Gonzalez